
O Instituto Nacional de Petróleo (INP) de Angola investiu cerca 600 mil dólares em Centro de Formação de Perfuração, Completação e Controlo de Poços (CFWC), segundo avançou esta Sexta-feira, 10, em Luanda, o director-geral da empresa, Alegria Raul Joaquim.
“O investimento a grosso modo estamos em cerca de 600 mil dólares, por exemplo, o investimento em equipamento está a rondar a 300 mil dólares”, informou à imprensa, Alegria Joaquim.
De acordo com o responsável, que discursava na cerimónia de inauguração do CFWC, o novo centro marca uma viragem importante para o país, pois até muito recentemente as certificações em controlo de poços eram obtidas no estrangeiro, representando assim um esforço considerável para as empresas do sector.
Com esta realidade, ressaltou que o INP deu início em 2017 a criação das condições necessárias para sua acreditação como centro de certificação em controlo de poços.
“Hoje temos a possibilidade de as certificações serem obtidas cá no nosso centro com os mesmos requisitos das organizações internacionais que regem os processos de certificação em controlo de poços no mundo”, sublinhou.
Entretanto, Joaquim apontou que CFWC tem a capacidade de formar 800 profissionais por ano, acentuou que todos aqueles que irão fazer as certificações no centro são pessoas que já trabalham no sector petrolífero porque as certificações duram apenas cinco dias, três de preparação e os últimos dois para exame prático.
“O exame prático é monitorado a partir das sedes das organizações que nós preferimos a partir de uma base de dados, isso significa que para fazer uma formação e certificação em cinco dias tem de ser profissional e estar já a operar”, realçou o director-geral do INP.
No quadro das acções de prioritárias do Plano de Desenvolvimento Sectorial (PDS), no que se refere ao desenvolvimento do capital humano, salientou que o INP assume-se, neste momento, como uma referência nacional e regional na formação e certificação de técnicos de perfuração e controlo de poços, contribuindo decisivamente para, a elevação da qualidade e segurança nas operações, valorização e progressão profissional com base em competências e promoção de quadros nacionais para posições técnicas e estratégicas.
Alegria Joaquim assegurou que é com profunda convicção, que com este investimento estão a dar uma boa contribuição para as empresas, pelo que apelou que façam o recurso aos serviços disponíveis.
Segundo o responsável, o centro está equipado com um laboratório simulador de avaliação, validação e certificação das competências em perfuração e controlo de poços, de acordo com os padrões do Fórum Internacional de Controle de Poços (IWCF) e da Associação Internacional de Contratantes de Perfuração (IADC), duas salas multimédia para exames, uma com nove e outra com 13 computadores.
O Instituto Nacional de Petróleo, segundo frisou, está certificado em soldadura industrial, desde o dia 20 de Maio de 2025, pela entidade TWI Certification britânica como parte do compromisso com a diversificação e expansão das competências certificadas em Angola.