
O consumo de eletricidade em Portugal entre janeiro e junho ascendeu a 26.229 gigawatts hora (GWh), o que é um novo recorde para a primeira metade do ano, batendo em 240 GWh o anterior recorde de consumo no primeiro semestre, que datava de 2010, revelou esta terça-feira a REN - Redes Energéticas Nacionais.
O consumo do semestre subiu 2,2% em termos homólogos ou 2% considerando os efeitos de variação da temperatura e dos dias úteis. No que respeita apenas ao mês de junho, o consumo de eletricidade no país subiu 4,4% face ao ano passado (ou 3,1% com a correção daqueles efeitos).
Em junho as renováveis cobriram 55% do consumo, enquanto a produção a gás natural assegurou 17% e as importações oriundas de Espanha 28%. No total do primeiro semestre a quota das renováveis foi de 77%, com as centrais a gás a ter um peso de 13% e o saldo importador a contribuir com 10%.
No que respeita ao mercado de gás natural, o consumo em junho disparou 32% em termos homólogos (sobretudo pelo maior recurso do sistema elétrico às centrais de ciclo combinado), contribuindo para que o semestre tenha fechado com uma subida de 10,1% do consumo de gás face a 2024.