
Num cenário onde a alta cozinha se cruza com a criatividade irreverente, a gastronomia premium está longe de ser apenas uma refeição — a comida transforma-se numa experiência sensorial completa. Ingredientes de excelência, técnicas apuradas e uma apresentação minuciosa elevam cada prato à categoria de arte.
Foi seguindo esta atenção ao detalhe e à nobreza dos ingredientes que o conceituado Chef Eddy Melo concebeu a nova carta 2025 do restaurante Akla, no InterContinental Lisbon, que foi apresentada num evento em que a Forbes marcou presença e que teve como cicerone o próprio Eddy Melo, um açoriano com carreira internacional e que continua a afirmar-se como um dos mais consagrados Chefs em Portugal.

Restaurante Akla, no InterContinental de Lisboa
Para este novo menu do cinco estrelas InterContinental Lisbon, cada proposta de prato pensada por Eddy Melo foi executada com mestria para realçar sabores autênticos e surpreender o paladar, do couvert às sobremesas. A tónica foi dar novos contornos ao tradicional, sem nunca perder o simples que são os sabores. Inclusivamente nos produtos mais básicos postos na mesa do Akla, como pão, houve um cuidado para tornar a experiência diferenciada, com um pão especial Akla, focaccia da época e húmus artesanal.
Esta visita guiada ao mundo dos sabores pela mão do Chef Eddy Melo abriu com uma sofisticada sopa, cheia de sabor reconfortante, um aveludado de pastinaca com leite de cabra.

Aveludado de pastinaca com leite de cabra
Em matéria de sopa, os clientes contam no novo menu também com creme de espinafres biológico com coco e requeijão de ovelha.
Nas confeções que nos foram mostradas e dadas a provar, o sabor, as texturas e a apresentação primaram. Entre os vários pratos disponíveis para os clientes, estes são alguns dos destaques: risoto de boletos com burrata trufada; ravioli de açafrão com abóbora assada e requeijão de Seia; e croquete de camarão selvagem de Moçambique com esfera de trufa, um ícone da nova carta, segundo Eddy Melo.

Croquete de camarão selvagem de Moçambique com esfera de trufa
Os sabores do mar mantêm-se como assinatura da casa com o polvo da costa e o atum dos Açores, cozinhados com respeito à tradição e um toque de espontaneidade, segundo o Chef.

Atum dos Açores com batata doce, espinafres, pimenta da terra e cebola de curtume
Já nas carnes, a tradição foi reinventada: do lombinho de porco preto às costeletas de borrego da Irlanda, passando pelo hambúrguer de picanha, tudo grelhado no Josper para conferir um toque fumado. Entre os acompanhamentos, realce para o harmonioso carolo de milho amarelo, leite de cabra e Queijo da Ilha 36 meses.
Para adoçar o menu, as sobremesas do Akla surgem de um novo pico artístico do Chef do restaurante InterContinental Lisbon. A sobremesa “Pedra Proibida” é um dos tesouros gastronómicos desta nova carta: trata-se de um doce em forma de seixo, que surpreende ao olhar e no paladar com a combinação de mousse de abacate e grand marnier, cereja amarena, pistáchio, lima e gel branco. Outro destaque é a igualmente criativa “Yellow Velvet”, com o seu aspeto aveludado (quase dando a parecer tratar-se de um fruto) e sabor refinado, sendo uma simbiose de mousseline de mirtilo, ganache de pistáchio, ganache de manga e maracujá, biscuit de pistáchio e spray velvet que se escondem por trás daquela camada amarela crocante.
“Esta carta nasce de um momento de inspiração profunda, onde quis dar corpo a memórias e criar pratos que evocam emoção. Acredito que cada ingrediente, quando respeitado e elevado, pode contar uma história no prato. Cada sugestão foi pensada para criar uma experiência sensorial completa, onde o sabor é protagonista, mas a estética nunca fica em segundo plano. Quero que cada prato evoque algo, seja uma memória, um lugar ou uma emoção”, partilha o Chef Eddy Melo, com a paixão que já se tornou a sua assinatura.