
Dizem as estatísticas que o número de casamentos está em queda e que, com a inflação, os noivos estão a reduzir os seus gastos nas celebrações. Segundo o INE em 2024 celebraram-se 36.324 casamentos em Portugal, menos 356 do que em 2023, e é esperado que a tendência se mantenha.
Porém, segundo a plataforma de leilões Catawiki, os números dos seus utilizadores mostram outra tendência. Assim, os dados da empresa mostram que depois da pandemia, os casamentos voltaram em grande, com o ano de 2022 a registar a maior procura dos últimos anos. Porém, as celebrações são agora mais ponderadas e com significado. Analisando os seus próprios dados de pesquisa, a Catawiki revela que há um maior interesse por peças vintage, sobretudo que representem bons investimento.
“As pessoas querem simbolismo em vez de brilho. Os casais querem anéis de noivado com significado, peças que carreguem história, identidade e intenção”, diz Laura Treviño, especialista em joalharia da Catawiki.
A plataforma europeia mostra que no primeiro trimestre de 2025 houve um aumento de 80% nas pesquisas relacionadas com o tema do casamento e que em 2024, as pesquisas cresceram 172% face a 2023 – quase o triplo. Também a venda de anéis vintage estão em alta, tendo crescido, em 2024, cerca de cinco vezes face às de 2023. O número de licitantes também quintuplicou, revelando uma procura crescente por anéis únicos com caráter, história e autenticidade.
“As pessoas querem simbolismo em vez de brilho. Os casais querem anéis de noivado com significado, peças que carreguem história, identidade e intenção. Muitos chegam à Catawiki pela acessibilidade, sim, mas também pelo desejo de encontrar algo verdadeiramente único e dar-lhe uma nova vida”, afirma Laura Treviño, especialista em joalharia da Catawiki.

A empresa destaca peças como um anel de noivado antigo com quatro diamantes, vendido por 3 mil euros, e um anel de noivado de diamantes da década de 50, vendido por dois mil euros. Pelo mesmo valor foi vendida uma outra peça de platina com pedra Art Deco, de 1970.
Leilão de peça única do Papa Francisco para apoiar instituição
Fundada em 2008, a plataforma de leilões é uma das mais visitadas na Europa, com mais de 10 milhões de visitantes por mês. Disponibiliza cerca de 75 mil objetos para leilão semanalmente, num total de 600 leilões em diversas categorias, como colecionáveis, arte, design, joalharia, relógios, carros clássicos e muito mais. Disponível em cerca de 50 países conta com mais de 1 milhão de licitações todas as semanas.
De momento, e até dia 27 de abril, está aberto um leilão especial, com a intenção de apoiar uma causa. Trata de uma peça usada e assinada pelo falecido Papa Francisco, está em leilão apoiar a associação History Life Onlus, uma organização sem fins lucrativos dedicada ao apoio a comunidades desfavorecidas.