
Cabo Verde inicia hoje a semana das celebrações do 5 de julho, data em que se assinalam os 50 anos da sua independência. A programação oficial inclui atividades em todas as ilhas, com cerimónias protocolares, eventos culturais, sessões solenes, concertos e visitas institucionais, com destaque para a presença de várias delegações internacionais.
O Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, chegará a Cabo verde no dia 4, a convite das autoridades cabo-verdianas, acompanhado de uma delegação oficial composta por 26 pessoas, representando os três poderes de soberania: Governo, Assembleia da República e Presidência da República.
Participam também nas comemorações o Grão-Duque do Luxemburgo, Henri, o Presidente da República da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, o Presidente da República Democrática de São Tomé e Príncipe, Carlos Vila Nova, e o Presidente da República do Senegal, Bassirou Diomaye Faye.
A Organização das Nações Unidas será representada pela Subsecretária-Geral Amina J. Mohammed, número dois da hierarquia da ONU, que participa em nome do Secretário-Geral António Guterres.
As cerimónias centrais decorrem na cidade da Praia e incluem o içar da bandeira nacional, o desfile militar e civil e uma sessão solene na Assembleia Nacional.
Nos dias 4 e 5 de julho o centro histórico da cidade, Plateau, transforma-se numa enorme sala de espetáculos com palcos montados em vários locais para receber música, dança e moda, além de um show de fogo de artifício agendado para as 0 horas do dia 5 de julho. pelos palcos vão passar alguns dos mais icónicos grupos musicais que marcaram a afirmação cultural de Cabo Verde no pós Independência como Bulimundo e O Tubarões. Mas haverá também espaço para ritmos modernos: hip hop, kizomba, rock, entre outros.
A semana da Independência inclui também a 1ª Semana Internacional da Gastronomia Cabo-Verdiana, um evento a ter lugar da FIC- Feira Internacional de Cabo Verde, com dezenas de expositores, restaurantes, sessões de degustação, showcooking e conferências com especialistas internacionais alusivas aos temas da gastronomia, novas tendências, tradições. destaque para a presença do renomado chef argentino-português Chakall. A feira acontece entre 1 e 6 de julho.
A agenda oficial continua após o 5 de julho e envolve igualmente ações comunitárias, conferências, exposições homenagens e manifestações culturais em várias ilhas do arquipélago.