
O Governo de Cabo Verde assinou, recentemente, a Convenção sobre Monitoramento, Controlo e Fiscalização (MCF) das Actividades de Pesca nas Zonas Marítimas sob Jurisdição dos Estados-Membros da Comissão Sub-Regional das Pescas (CSRP).
A cerimónia contou com a presença do secretário permanente regional da CSRP, Khallahi Brahim, que testemunhou o acto oficial.
Na sua intervenção, após a assinatura do documento, o ministro do Mar destacou que Cabo Verde tem feito uma aposta estratégica no desenvolvimento da economia azul, assente em três pilares fundamentais, nomeadamente, a sustentabilidade e a defesa do ecossistema dos Oceanos, a valorização do capital humano e da investigação científica e o desenvolvimento da actividade económica nas áreas da pesca, do turismo, energias e dos transportes marítimos.
O governante sublinhou que o desenvolvimento da economia azul exige a definição de regras claras e eficazes, e que esta Convenção vem justamente reforçar esse compromisso, tanto ao nível da Zona Económica Exclusiva (ZEE) de Cabo Verde, como no contexto sub-regional, que integra países como Mauritânia, Senegal, Gâmbia, Guiné-Bissau, Guiné-Conacri e Serra Leoa.
O Ministro manifestou ainda a expectativa de que “mais membros” da Sub-Região venham aderir à Convenção.
Jorge Santos reforçou a relevância estratégica do País, afirmando que Cabo Verde está inserido numa das regiões “mais ricas” em recursos de tunídeos do Oceano Atlântico, o que reforça a importância da cooperação regional para a gestão sustentável dos recursos marinhos.
A Convenção assinada, segundo o Governo, responde às preocupações partilhadas pelos Estados-membros da CSRP no domínio da MCF, clarifica disposições constantes de convenções internacionais e harmoniza os procedimentos de atuação da CSRP e dos seus membros no combate à Pesca Ilegal, Não Declarada e Não Regulamentada (INN).
Com a assinatura deste importante instrumento, Cabo Verde reafirma o seu compromisso com a preservação dos recursos marinhos, a cooperação regional e a governança sustentável dos oceanos.