
O banco britânico Barclays fez uma parceria com a Brookfield Asset Management para uma gestão conjunta do seu sistema de pagamentos a comerciantes, com a intenção de o vender à gestora a longo prazo. A instituição explica que vai ser criada, no futuro, uma entidade separada para gerir o negócio – na qual o banco pretende investir cerca de 467,2 milhões de euros nos primeiros três anos – e da qual a Brookfield vai poder adquirir cerca de 80%. A instituição estima não ter sofrer impactos nas suas perspetivas financeiras.
Em comunicado, o Barclays esclarece que a gestora vai ter direito a um “incentivo financeiro” que vai estar ligado ao desempenho do negócio, de forma a manter as partes alinhadas e a refletir o compromisso futuro da Brookfield para com a transformação do mesmo. Entre o terceiro e o sétimo ano da colaboração, o Barclays revela que a Brookfield vai poder adquirir até 70% da empresa que gere os pagamentos, sendo que o incentivo mencionado se converte em 10% da empresa adicionais, elevando o total de participação possível da Brookfield para 80%.
O Barclays refere que o valor a pagar pelos 70% será determinado na altura da venda, consoante os valores de mercado. O banco sublinha que acredita nas “perspetivas a longo prazo do negócio” e espera reter aproximadamente 20% do mesmo. A marca a utilizar no futuro será na mesma Barclaycard Payments e, informa a instituição, vai ser a única fornecedora de serviços de pagamentos aos clientes do banco por um mínimo de dez anos.
O CEO do Barclays UK Corporate Bank, Matt Hammerstein, acredita que esta parceria vai servir melhor os clientes e acrescentar valor ao negócio. “Temos uma posição de liderança no Reino Unido, mas sabemos que os nossos clientes de pagamentos procuram cada vez mais conetividade integrada, um serviço de ponta a ponta e soluções tecnológicas personalizadas dos seus fornecedores de pagamentos. A nossa parceria com a Brookfield reconhece a oportunidade de a nossa empresa ir além das bases que construímos até à data”, destaca.
Por sua vez, o vice-presidente e diretor de Infraestrutura Financeira da Brookfield, Ron Kalifa, reforça que os sistemas de pagamentos precisam de adotar uma abordagem ‘digital first’ e ‘data-led’ para prestarem bons serviços aos clientes. Sobre a parceria com o Barclays, Kalifa adianta que ambiciona conjugar o conhecimento da Brookfield com o do banco e criar um líder de mercado, bem posicionado para impulsionar o crescimento da economia digital do Reino Unido.