Um incêndio deflagrou por volta das 03h00 da madrugada desta Terça-feira, 20, no convés da cave da plataforma de águas profundas Benguela Belize Lobito Tomboco (BBLT) da CABGOC, localizada no Bloco 14, na zona marítima de Cabinda, informou a Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG).

Do incidente, confirma a concessionária nacional, 17 indivíduos sofreram ferimentos dos quais quatro em estado grave, estando todos já em terra e a receber os devidos cuidados médicos.

A ANPG assegura que a causa do incidente está actualmente a ser investigada, e acrescenta que o facto ocorreu num momento em que a instalação BBLT estava a ser submetida a uma manutenção anual, no âmbito de uma actividade de paragem programada, estando toda a produção no local encerrada desde o dia 1 de Maio de 2025.

Segundo a ANPG, o CABGOC respondeu imediatamente e extinguiu o incêndio com sucesso, tendo sido activados todos os protocolos para implementar procedimentos de resposta de emergência e notificar as autoridades relevantes.

“As principais prioridades do Ministério do Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, da concessionária nacional e da operadora são garantir a segurança de todo o pessoal, garantir o melhor acompanhamento aos feridos e determinar a causa raiz do incidente”, lê-se na nota.

A Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis reitera o seu compromisso com o bem-estar das populações e mantém-se focada em assegurar uma comunicação efectiva e transparente com todas as partes interessadas.