A estrela em ascensão de Barbados Zane Maloney fez uma declaração impressionante na sua estreia na Fórmula E em São Paulo, demonstrando o seu talento bruto e adaptabilidade, apesar de um ambiente de corrida caótico. Competindo pela recém-retornada equipa Lola Yamaha ABT, Maloney terminou em 12º lugar entre 14 finalistas após uma corrida desafiadora, mas promissora, que foi vencida, no final, por Mitch Evans da Jaguar.

Embora as expectativas fossem compreensivelmente modestas tanto para Maloney como para a equipa britânica, a performance do jovem piloto ofereceu vislumbres de potencial para a temporada que se avizinha. Refletindo sobre a sua estreia, Maloney falou sobre a confiança adquirida:

“Claro, não havia muitas expectativas para este fim de semana, mas ganhei boa confiança com esta corrida,” disse Maloney. “Foi importante terminar e ganhar boa experiência para mim e para a equipa.”


Penalização Frustra Possível Pontuação

Em determinado momento, a performance brilhante de Maloney levou-o a estar em quinto lugar, uma conquista notável para um estreante a competir com um fabricante completamente novo. No entanto, o seu ímpeto na corrida foi interrompido por uma penalização de drive-through por excesso de potência, o que destruiu as esperanças de marcar pontos.

“Acho que tínhamos um plano ao entrar na corrida, uma estratégia. Executámo-lo bem,” explicou Maloney.
“Estivemos entre os cinco primeiros em determinado momento com o modo de ataque, o que foi agradável. Honestamente, acho que tínhamos boas pontuações à vista este fim de semana. A penalização de drive-through veio no pior momento e, obviamente, arruinou a corrida para nós.

Apesar do contratempo, Maloney foi realista, reconhecendo a íngreme curva de aprendizagem para um novo fabricante:
“É esperado que uma nova equipa tenha este tipo de problemas. Aprendemos centenas de coisas este fim de semana, e estou confiante de que as implementaremos no México.”


Superando a Falta de Experiência Pré-Corrida

O que tornou a performance de Maloney ainda mais impressionante foi a revelação de que nunca tinha completado uma simulação de corrida completa antes do evento. A sua mais longa sessão no carro durante os testes foi de apenas cinco voltas.

“Esta é a primeira vez que faço mais de cinco voltas seguidas a conduzir um carro de Fórmula E,” admitiu Maloney. “Ter o resultado que tivemos e o ritmo que mostramos, estou entusiasmado para o futuro.”


Olhando para a Frente: Cidade do México e Além

Enquanto Maloney se mantém com os pés no chão, a sua estreia sugere que a Lola Yamaha ABT tem uma base sobre a qual pode construir. Com lições valiosas aprendidas, tanto a equipa como Maloney estão confiantes de que haverá mais progressos à medida que a temporada avança.

“Não estou a dizer que agora vamos ganhar corridas—isso não vai acontecer—mas aprendemos tanto,” disse ele. “Uma vez que implementemos estas aprendizagens, estaremos em boa forma para continuar a avançar ao longo da temporada.”

A adaptabilidade, velocidade e resiliência de Maloney sob pressão tornaram-no um piloto a ter em conta na sua temporada de estreia. Com a próxima corrida marcada para Cidade do México, todas as atenções estarão voltadas para o jovem talento para ver se ele consegue converter potencial em resultados tangíveis.