
Na tempestade de críticas em torno da recente performance de Liam Lawson na China, o colega piloto Yuki Tsunoda não hesitou em expressar a sua prontidão para assumir o lugar de Lawson na Red Bull. Apesar de ter mais experiência, Tsunoda foi ultrapassado para o cobiçado lugar na Red Bull, que foi atribuído a Lawson, uma cara relativamente nova no circuito de corridas.
A decisão de deixar Tsunoda de lado em favor de Lawson tem sido alvo de escrutínio, especialmente após a performance medíocre de Lawson na China, onde terminou no fundo da tabela de qualificação. Este resultado desastroso amplificou as questões em torno da decisão da Red Bull de ignorar a experiência consolidada de Tsunoda em favor de Lawson, que tem lutado para se adaptar ao seu novo papel.
A luta de Lawson tem sido tudo menos subtil. Ele não só teve um acidente na Austrália, como também se encontrou em desvantagem na China, começando a corrida a partir de uma posição P20 desfavorável. Por outro lado, Tsunoda tem mostrado um desempenho louvável na Racing Bulls, alcançando o Q3 em duas corridas consecutivas nesta temporada.
Quando questionado sobre a possibilidade de uma promoção para a Red Bull, Tsunoda expressou candidamente a sua prontidão. “Sim, por que não?” respondeu aos meios de comunicação em Xangai. Além disso, não hesitou em manifestar a sua vontade de assumir o lugar de Lawson na próxima corrida no Japão, afirmando: “Japão? Sim, 100%, o carro é mais rápido.”
Os comentários diretos de Tsunoda parecem ecoar os seus sentimentos sobre ter sido ignorado para a posição. Enquanto Lawson ponderava sobre a sua performance aquém das expectativas, o dia desenrolou-se de forma diferente para Isack Hadjar, o novato que substituiu Lawson. Hadjar, apesar de ter qualificado em sétimo, expressou descontentamento, acreditando que ainda havia margem para melhorias.
Reflectindo sobre o evento do dia, Hadjar disse: “Esta tarde, o Q1 foi fantástico. Acho que tive o meu melhor equilíbrio lá e senti-me muito bem no carro.” No entanto, ele notou que as condições de vento em mudança durante o Q2 e Q3 afetaram a sua experiência de condução. Apesar disso, elogiou os esforços da sua equipa em maximizar o pacote no muito diferente circuito de Xangai, após a sua corrida em Melbourne.
Em conclusão, enquanto Lawson luta com os seus problemas de desempenho na Red Bull, outros como Tsunoda estão ansiosos para aproveitar a oportunidade. À medida que aguardamos a próxima corrida, permanece a dúvida sobre como as dinâmicas dentro da equipa Red Bull irão evoluir.