O dérbi da Luz não decidiu nada e as contas do título ficam assim adiadas para a última jornada da Liga Betclic. Sporting e Benfica totalizam agora 79 pontos cada, mas a verdade é que o cenário parece bem mais favorável aos leões que, por terem vantagem no confronto direto - o primeiro fator de desempate -, necessitam apenas de fazer um resultado igual ao dos encarnados no derradeiro encontro do campeonato.

O Sporting está em vantagem no 'mano a mano' com o Benfica, fruto da vitória (1-0) no dérbi da primeira volta. Assim sendo, a equipa de Rui Borges, que na última jornada recebe o V. Guimarães, tem apenas que imitar o que o Benfica fizer na deslocação ao reduto do Sp. Braga. Caso leões e águias vençam os seus jogos, a turma de Alvalade abre o champanhe e termina com os mesmos pontos do rival, o que acaba por refletir a competitividade que tem marcado a presente edição da Liga Betclic.

Basicamente, o Sporting tem que fazer o mesmo resultado e o Benfica está obrigado a ter um resultado melhor do que o rival. Ou seja, o conjunto de Bruno Lage precisa que os leões escorreguem frente aos minhotos para acabarem esta maratona em primeiro lugar: em caso de derrota do Sporting, o Benfica pode somente empatar; caso a turma de Alvalade empate, os encarnados têm que vencer.