Pedro Machado começou a temporada na Académica, mas deixou o clube após sete jogos. Técnico explicou contornos da saída.

Pedro Machado foi o nome escolhido pela Académica para atacar a temporada. Ainda assim, após apenas sete jogos, o técnico saiu do emblema de Coimbra. Em exclusivo ao Bola na Rede, o treinador deu a sua visão quanto ao período passado no conjunto da Liga 3.

«Não existe arrependimento algum. Aliás, nenhum treinador se pode arrepender por optar e decidir representar uma instituição com esta dimensão e com tanta história. Sabíamos que a probabilidade de ter sucesso era reduzida, mas preparamo-nos para isso e estávamos muito confiantes», começou Pedro Machado que explicou as características do contexto na Académica.

«Um clube que nas últimas 10/11 épocas teve 24 treinadores, onde só três conseguiram iniciar e terminar: o Costinha ex FC Porto, o Rui Borges atual treinador do Vitória SC, e o Tiago Moutinho. Tivemos muita dificuldade na construção do plantel, a sete dias da primeira jornada tínhamos 12 jogadores e nas primeiras jornadas acabamos por perder três peças fundamentais, o Stich para Espanha, o Amaro para o Catar e o Perea para a Bulgária e ainda tivemos que lidar com jogadores a querer sair, o que é legítimo porque estão no direito de querer melhorar as suas vidas», enquadrou o técnico. Ainda assim, Pedro Machado enalteceu o processo de reforço da equipa.

«Com um trabalho fantástico por parte do Diretor Desportivo David Caiado, conseguimos criar um plantel que vai lutar claramente para subir de divisão, mas sabíamos que isso ia demorar o seu tempo, que não ia ser de um dia para o outro que íamos construir as rotinas que nos permitissem vencer todos os jogos, sabíamos que íamos ter dificuldades nas primeiras jornadas. Dos 11 jogadores que têm sido titulares, nenhum iniciou a época connosco», lamentou o treinador.

«Foi um início muito desgastante, o que me levou a optar por sair. Saímos da Académica com 2 derrotas em 7 jogos, e deixámos o clube na Taça de Portugal», concluiu Pedro Machado.

António Barbosa substituiu Pedro Machado na Académica que, neste momento, ocupa o terceiro lugar da Série B da Liga 3. Pedro Machado tocou ainda no futuro, garantindo que não tem pressão para encontrar um novo clube.

«Em relação ao futuro, estamos tranquilos. Estamos a aproveitar esta paragem para percebermos onde e como podemos melhorar. Termos tido sucesso por onde passamos exceto na Académica, muitas vezes não nos deixa ver muita coisa, e é aí que está o nosso foco como equipa técnica. O próximo passo terá de ser um projeto com o qual nos identifiquemos, um projeto no qual acreditamos que
podemos ter sucesso
», frisou o técnico de 40 anos.