
A sexta-feira é santa em Portugal, mas nem por isso o futebol para e, em Alvalade, há um muito importante jogo entre Sporting e Moreirense, a contar para a 30ª jornada do campeonato. É a primeira das últimas cinco finais.
Os leões chegam a este jogo motivados, depois de terem recuperado, na última jornada, a liderança (ainda que dividida) do campeonato, após o rival Benfica ter «deslizado» na receção ao Arouca (2-2). Além disso, a turma verde e branca tem vindo a fortalecer-se nos últimos tempos e soma sete vitórias nos últimos oito jogos (apenas um empate, com o SC Braga, por 1-1), pelo que respira confiança para esta ponta final.
A isto junta-se ainda o facto de, pouco a pouco, Rui Borges começar a ter de volta algumas peças importantes. É o caso de Pote, que regressou na última jornada, frente ao Santa Clara (0-1). Apesar disso, o técnico leonino confirmou, na antevisão da partida, que este não está ainda perto de estar pronto para ser titular. Por isso, não se esperam grandes mexidas no onze inicial, com Quenda a ser o principal candidato a regressar à titularidade.

Do outro lado, por sua vez, temos um Moreirense já com a manutenção praticamente garantida, bastante confortável a meio da tabela e, agora, em busca apenas da melhor classificação possível. Os cónegos iniciaram uma nova era no início de março, com a chegada de Cristiano Bacci, e desde então estavam mais estáveis ao nível de resultados, tendo somado a primeira derrota na última jornada, com o Rio Ave (0-2) - fora isso, levava duas vitórias e três empates.
O técnico italiano voltou a contar, esta semana, com o trio composto por Dinis Pinto, Maracás e Alanzinho - cumpriram castigo na última jornada - e é provável que algum destes (se não todos) volte à titularidade, visto que são, por norma, peças importantes. Além disso, Bacci está privado, para este jogo, do castigado Guilherme Schettine (expulso no último jogo), pelo que se espera um Moreirense diferente. Yan Maranhão é uma forte possibilidade para assumir esse lugar.
História é do Leão
Historicamente falando, o Moreirense costuma ser «presa fácil» para este Leão. As duas equipas já se defrontaram um total de 30 vezes, entre todas as competições, e o Sporting venceu em 21 ocasiões, contra apenas três triunfos dos cónegos: A tendência fica ainda mais desnivelada se tivermos em causa o fator casa do Sporting: em 14 jogos na condição de visitado, o campeão nacional venceu 12 e empatou os outros dois - a última vez foi em 2014 (1-1).
Onzes Prováveis
Sporting: Rui Silva, Eduardo Quaresma, Ousmane Diomande, Gonçalo Inácio, Geovany Quenda, Zeno Debast, Morten Hjulmand, Maxi Araújo, Francisco Trincão, Viktor Gyökeres, Geny Catamo
Moreirense: Kewin Silva, Dinis Pinto, Maracás, Marcelo, Godfried Frimpong, Sidnei Tavares, Lawrence Ofori, Benny, Alanzinho, Cédric Teguia, Yan Maranhão