
Rui Jorge esteve presente na sala de imprensa da Cidade do Futebol a anunciar a lista de convocados para o Euro Sub-21.
Rui Jorge anunciou durante esta quinta-feira a lista de convocados de Portugal para o Euro Sub-21. O selecionador respondeu em seguida a algumas perguntas dos jornalistas presentes. O técnico falou da ausência de vários membros do FC Porto e do Benfica:
«De facto, eu disse na altura, fizemos toda a preparação como se está situação não fosse possível, apesar de termos mantido o contacto com os clubes. Houve a possibilidade e a decência do Benfica para o Samuel Soares vir e poder contar com o Samu que é algum e que já está connosco desde o início e é muito bem vindo ao nosso grupo».
O treinador falou de Geovany Quenda:
«Pelo valor do Quenda é mais um jogador que vem acrescentar muito ao nosso grupo. O facto de voltar aos sub 21 tem de ser encarado pelo jogador de uma forma normal, é evidente que preferisse estar na seleção principal, é o que quero que todos os meus jogadores pensem, mas há valores que têm de ser sempre respeitados. Representar a nossa seleção independentemente do escalão tem de ser encarado com o máximo de entusiasmo e paixão».
Rui Jorge admitiu que Fábio Silva ainda não está a 100%:
«Fábio Silva? Falei com ele, não está na melhor forma física nem 100% recuperado, mas acreditamos que vamos contar com ele a 100%».
O técnico abordou a ida de Diego Moreira para a seleção da Bélgica:
«Diego Moreira? Foi um jogador que fez algum do percurso connosco. Era um jogador que todos nós acreditávamos, mas são opções do jogador. Não podemos fazer muito em relação a isso, o que temos de fazer é proporcionar aos jogadores as melhores experiências e o melhor ambiente. Foi o que fizemos com o Diego Moreira. Eu falei com ele, ele disse-me que não foi uma decisão fácil, mas preferiu ter tomado essa opção. Desejo-lhe boa sorte, é um bom miúdo e resta-nos respeitar e esperar que essas decisões sejam tomadas de uma forma correta».
Rui Jorge comentou as estreias na convocatória:
«Chamada de Roger Fernandes, Lourenço e Matias? Vi qualidade para representarem a nossa seleção sub 21. Ao chamá-los desejo que consigam demonstrar essa qualidade. Também as necessidades, aproveitamos também para trazer o Lourenço. O Roger é um jogador de inegável qualidade, queríamos trazê-lo em Março, mas esteve lesionado. E o Matias tem feito uma boa época no Famalicão, vemos muito potencial nele e estamos a falar de três jogadores que vão seguir percurso nos sub-21 e nós, enquanto equipa técnica, queremos preparar sempre a próxima etapa».
O selecionador explicou o facto de ter convocado 26 jogadores:
«Os 26 convocados, nós temos 2 jogadores que têm mais dois jogos, tem os seus jogos de playoff no dia 2. Portanto, são menos dois jogadores até esse dia. Esta fase da época é uma fase difícil, as lesões podem acontecer. Perante a necessidade em caso de lesão, e haver jogadores que possam já estar com menor condição física, decidimos salvaguardar e chamar mais jogadores».
