Com o final do ano a aproximar-se a passos largos, a FIFA anunciou, esta quinta-feira, a última atualização de 2024 do seu ranking. Apesar de não existirem alterações no que toca ao top-10 - Portugal mantém-se no sexto posto da lista -, o maior destaque vai para a seleção de Angola, que registou a maior progressão anual - uns espantosos 32 lugares.

Liderados pelo técnico luso Pedro Soares Gonçalves, os palancas negras iniciaram o ano na 117.ª posição, mas alcançaram rapidamente - no update de fevereiro -, o 93.º posto, o que contabilizou uma elevação de 24 posições. Entre subidas e descidas, ao longo do ano, a seleção de Angola finalizou a longa caminhada no 85.º lugar da lista.

Este ano, os pupilos do técnico luso contabilizaram 13 vitórias, sete empates e duas derrotas em 22 partidas para todas as competições, tendo sido, assim, a seleção que mais jogos venceu no referido período. Além disso, conquistaram também o apuramento para o CAN 2025 no primeiro posto do grupo F, com uma prestação invicta na fase de qualificação - quatro vitórias e dois empates em seis duelos.

Recorde AQUI e AQUI a entrevista de Pedro Soares Gonçalves, dividida em duas partes, ao zerozero.