
A portuguesa Ana Santos foi esta quinta-feira 23.ª na prova de cross country curto (XCC) do Campeonato da Europa de BTT, a decorrer em Melgaço, na qual se impôs a olímpica sueca Jenny Rissveds.
A luta pela medalha de ouro, muito equilibrada e intensa, entre as quatro primeiras classificadas, levou ao abandono precoce de mais de 25% das inscritas, com Rissveds a acabar por conquistar o título europeu.
Campeã de cross country olímpico no Rio2016 e medalha de bronze nos Jogos Olímpicos Paris2024, a sueca bateu as suíças Nicole Koller e Linda Indergand, ambas a três segundos, com a campeã mundial de XCC, a britânica Evie Richards, a ser quarta classificada, a quatro.
Ana Santos entrou bem na corrida feminina de elite, perdendo algumas posições no setor intermédio, mas recuperou e foi 23.ª classificada, entre as 25 ciclistas que concluíram a prova, a 01.37 minutos da vencedora.
"A Ana vem de uma lesão grave e provas com as características desta nem são as melhores para quem está em recuperação, mas demonstrou que está a evoluir bem. Fiquei muito satisfeito com o desempenho", resumiu o selecionador nacional, Pedro Vigário, citado em comunicado da Federação Portuguesa de Ciclismo.
Em elites masculinas, o pódio foi totalmente suíço, com Luca Schätti a deixar Thomas Litscher a três segundos e Adrien Boichis a quatro, respetivamente na segunda e terceira posições.
O português Roberto Ferreira manteve-se no pelotão mais numeroso, chegando ao final no 28.º lugar, a 42 segundos do vencedor.
"Em termos gerais, o Roberto esteve bem. Apesar do nível da corrida, manteve-se sempre bem colocado. Houve uma ou outra questão tática que poderia ter resolvido melhor, mas, globalmente, esteve bem", considerou Vigário.
Na sexta, o Campeonato da Europa de BTT, que decorre até domingo, em Melgaço, conta apenas com uma corrida, a estafeta mista (team relay), em que Portugal estará representado por Ricardo Marinheiro, Ana Santos, João Fonseca, Beatriz Guerra, Daniel Franco e Margarida Vasconcelos.