A Seleção portuguesa de andebol sub-17 masculina ficou em sexto lugar no Festival Olímpico da Juventude, que está a decorrer em Skopje, na Macedónia do Norte, depois de perder frente à Espanha.

A seleção espanhola já vencia ao intervalo, por 12-9, e na segunda parte esteve sempre por cima do encontro, embora sem alargar muito a vantagem, para um triunfo por 23-18.

Miguel Figueiredo esteve em destaque na equipa portuguesa, com seis golos apontados.

«Este foi um jogo disputado a uma intensidade baixa por ambas as equipas. A hora da realização (9h da manhã), aliada a uma semana exigente e marcada por temperaturas elevadas, contribuiu para alguma fadiga visível nas duas seleções. Apesar de um início equilibrado, cometemos várias falhas técnicas e apresentámos uma percentagem de eficácia ofensiva de apenas 38%, em contraste com os 68% da seleção espanhola», referiu João Varejão.

«Retiramos aprendizagens importantes desta experiência internacional. Os atletas puderam perceber as áreas em que precisam continuar a evoluir nos seus clubes para atingirem o mais alto nível competitivo. O balanço final é positivo: acreditamos que temos uma geração promissora, com potencial para competir ao mais alto nível no M18 EHF Euro do próximo ano. Destacamos ainda alguns bons momentos, tanto defensivos como ofensivos, que demonstram a capacidade e entrega desta equipa. Continuaremos a trabalhar com foco e ambição», acrescentou o selecionador, que fez um balanço positivo da participação no evento.