Com ambição e entusiasmo, Portugal apresenta 53 atletas em 10 modalidades, na 12.ª edição dos Jogos Mundiais, entre 7 e 17 de agosto, em Chendgu, China.

A Missão, organizada pelo  Comité Olímpico de Portugal (COP), foi apresentada esta terça-feira, na sede do organismo, antecipando a partida dos primeiros atletas, agendada para sábado. 

A atleta Rosa Mota e a judoca Catarina Rodrigues, membros da comissão executiva do COP, acompanharão a Equipa Portugal na China, tendo a dupla entregue a Bandeira de Portugal à representação nacional.

Filipe Jesus, do departamento de missões e preparação olímpica do COP, volta a ser o chefe de Missão da Equipa Portugal, depois de também o ter sido na anterior edição dos Jogos Mundiais, em Birmingham'2022, nos Estados Unidos, e na sua intervenção dirigiu-se diretamente aos atletas: "Estão aqui por mérito. Muitos conciliam o treino e a competição com carreiras académicas ou profissionais, com disciplina, sacrifício e uma capacidade de organização notável."

Para acrescentar: "Chegar aqui já é por si, um sinal de excelência. Mas agora é tempo de dar um passo mais: competir ao mais alto nível, representar Portugal com responsabilidade, com ética e com coragem. Os vossos resultados individuais são importantes - mas o que mais perdura é a forma como representam esta equipa e o nosso País."

O chefe da Missão fez igualmente uma afirmação de confiança à delegação nacional: "Estamos preparados. A missão está estruturada. Os objetivos estão definidos. Agora é tempo de entrar em competição, de honrar o esforço feito até aqui e de aproveitar ao máximo a experiência que esta participação representa."

Filipe Jesus deixou vincada, a finalizar, uma mensagem de rigor. "Termino com um apelo àquilo que nos une: Amizade, Respeito, Excelência, três valores que orientam a ação do Comité Olímpico de Portugal - e que a partir de hoje, orientam cada um de vós ao longo desta missão."

Os porta-estandartes

Beatriz Carneiro, medalhada em Birmingham'2022 na ginástica acrobática, e José Ramalho, também com uma subida ao pódio em canoagem na última edição dos Jogos Mundiais, foram os atletas escolhidos por Filipe Jesus para desfilarem com o estandarte de Portugal na Cerimónia de Abertura do dia 7 de agosto.

O secretário-geral da Comissão de Atletas Olímpicos (CAO), Miguel Nascimento, apelou para que os atletas dêem o melhor de si mesmos em Chengdu, depois de um trajeto já de si assinalável: "Estarem aqui já é uma vitória. Chegaram até este patamar pelo vosso mérito, pela vossa dedicação e pelo vosso talento. Por isso, já estão de parabéns", referiu Miguel Nascimento.

O presidente do COP, Fernando Gomes, lembrou "o orgulho" que foi a recente participação da Equipa Portugal no Festival Olímpico da Juventude Europeia, em Skopje (Macedónia), com a conquista de cinco medalhas e 19 diplomas, em paralelo com o êxito de Portugal nos Jogos Mundiais Universitários, no Mundial de canoagem júnior e sub-23, e no Europeu de atletismo sub-23.

Em relação à presença da Equipa Portugal nos Jogos Mundiais, Fernando Gomes espera uma "representação com dedicação, com respeito, com competitividade, que possa elevar aquilo que é o nome de Portugal."

Zhao Bentang, embaixador da China em Portugal, desejou "votos de sucesso" aos atletas portugueses e agradeceu o "interesse e apoio que permita o aprofundamento da cooperação e intercâmbio desportivos entre a China e Portugal."

Zhao Bentang sublinhou a importância que a participação de Portugal nos Jogos Mundiais pode ter no aprofundamento das relações entre os dois países. "Espero que a China e Portugal continuem a caminhar lado a lado, ampliando ainda mais os intercâmbios humanos e culturais, e levando assim a nossa relação a um novo patamar. Por fim, desejo sinceramente que todos os atletas possam demonstrar o seu nível competitivo e fortalecer a amizade nos Jogos Mundiais, alcançando excelentes resultados."

Pedro Dias, secretário de Estado do Desporto, relembrou que há três anos, em Birmingham, a Equipa Portugal conquistou os seus melhores resultados nos Jogos Mundiais, conseguindo cinco medalhas. Para Chengdu, as expectativas são altas. "Temos a certeza que cada atleta, cada treinador, cada elemento do 'staff' leva consigo muito mais do que uma camisola, leva esperança e a honra de representar um País."

Programa desportivo

Os Jogos Mundiais são um evento multidesportivo organizado pela International World Games Association, que engloba várias das modalidades não-olímpicas reconhecidas pelo Comité Olímpico Internacional. O programa desportivo dos Jogos Mundiais Chengdu'2025, na China, contará com as seguintes modalidades: andebol de praia, beisebol/softbol, bilhar, canoagem (barcos dragão, maratona e polo), corfebol (pavilhão e praia), corrida de drones, danças desportivas (breaking, latinas e standard), desportos subaquáticos (natação com barbatanas, mergulho livre em apneia), disco, duatlo, escalada desportiva, fistebol, flag football, floorball, ginástica (acrobática, aeróbica, parkour e trampolins), jogos de bolas (lyonnaise e petanca), ju-jitsu, karaté (kata e kumite), kickboxing, lacrosse, life saving, muaythai, orientação, patinagem (freestyle patins em linha, hóquei em patins em linha e velocidade), powerboating, powerlifting, râguebi em cadeira de rodas, raquetebol, sambo, squash, tiro com arco, tração à corda, wakeboard e wushu. 

Portugal participa na competição desde 1981, em Santa Monica, nos Estados Unidos, e desde então conquistou 28 medalhas: seis de ouro, nove de prata e 13 de bronze.

Em Chengdu irão competir pela Equipa Portugal:

Andebol de Praia

Torneio masculino - Ricardo Castro, Miguel Ribeiro, Rui Rodrigues, José Rebelo, Francisco Santos, Diogo Ferreira, Simão Santos, José Silva, Tiago Costa, Rodrigo Gomes

Torneio feminino - Diana Roque, Catarina Oliveira, Catarina Teixeira, Helena Corro, Maria Santos, Sofia Gonçalves, Leonor Gonçalves, Carolina Paulo, Sara Pinho, Daniela Mendes 

Canoagem - Maratona

K1 masculino, distância longa - José Ramalho

K1 feminino, distância longa - Maria Rei

K1 masculino, distância curta - José Ramalho

K1 feminino, distância curta - Maria Rei 

Corfebol - Indoor

Torneio de equipas mistas - Beatriz Pereira, Beatriz Rosa, Catarina Frade, Catarina Correia, Celise Ribeiro, Inês Santos, Luise Ruivo, Afonso Lourenço, Hugo Fernandes, Jean Silva, Júlio Ruivo, Tiago Luz, Tiago Ferro, Tomás Lourenço 

Dança

Breaking - Vanessa Marina 

Ginástica - Acrobática

Par Feminino - Beatriz Carneiro e Inês Faria

Par Masculino - Miguel Lopes e Gonçalo Parreira

Par Misto - Lara Fernandes e Guilherme Henriques 

Ginástica - Trampolins

Duplo-mini masculino - Diogo Cabral

Duplo-mini feminino - Diana Gago

Sincronizado masculino - Gabriel Albuquerque e Lucas Santos

Tumbling masculino - Vasco Peso 

Ju-Jitsu

Jiu-Jitsu (Ne-Waza) - 85kg masculino e Open - Pedro Ramalho

Patinagem de Velocidade

Estrada | Eliminação 15 000 - Miguel Bravo

Estrada | Pontos 10 000 - Miguel Bravo

Estrada | One lap - António Freitas

Estrada | Sprint 100m - António Freitas

Pista | Dual Time Trial 200m - António Freitas

Pista | Sprint 500m D+ - António Freitas

Pista | Eliminação 10 000m - Miguel Bravo

Pista | Pontos 5 000m - Miguel Bravo

Pista | Sprint 1 000m - Miguel Bravo, António Freitas 

Triatlo

Duatlo | Prova individual masculina - Hugo Figueiredo 

Wushu

Taolu (Nanquan - Nandao combinado feminino) - Sílvia Bencini Cru