
O dérbi vai mesmo decidir ou deixar alguém em posição bastante privilegiada para conquistar o campeonato. O Sporting pode ser campeão na próxima jornada se vencer o dérbi, não há muitas contas a fazer, mas o Benfica também poderá celebrar a conquista do campeonato se bater o rival por uma diferença de dois golos, invertendo assim o confronto direto - os leões venceram por 1-0 na primeira volta.
Sporting e Benfica partem para a penúltima jornada com 78 pontos, mas os leões ocupam a primeira posição devido à diferença de golos, tendo neste momento mais 3 de vantagem. Recorde-se que o confronto direto só é aplicado quando as duas equipas se defrontarem as duas vezes, até isso acontecer vai prevalecendo o saldo entre golos marcados e sofridos. Neste sentido, se houver um empate no dérbi, os leões partem para a derradeira ronda, na receção ao V. Guimarães, a precisar apenas de fazer um melhor resultado do que o Benfica, que irá medir forças com o Sp. Braga. Em caso de derrota, os verdes e brancos têm que esperar que os encarnados não pontuem no Minho.
Quanto ao Benfica é campeão automaticamente na próxima jornada se vencer o rival por uma diferença de dois golos, sendo que em caso de triunfo pela margem mínima adia tudo para a última ronda. Se isso se verificar, os comandados de Bruno Lage partem para o último jogo com mais três pontos e até podem empatar. A derrota também pode servir os interesses das águias, mas nesse caso teriam que esperar que o V. Guimarães vencesse em Alvalade por 4 golos.