
Quatro temporadas depois da última presença europeia, uma descida e uma subida de divisão depois, eis o regresso do Santa Clara aos palcos internacionais - 2ª pré eliminatória da Conference League. No pontapé de saída oficial de 2025/26, os açorianos vão enfrentar mais um adversário da Península dos Balcãs, no caso, para medir forças com o NK Varazdin, quarto classificado do último campeonato croata.
Depois de uma pré-época amplamente positiva onde foi capaz de terminar invicto e bater o pé a Middlesbrough e Wolverhampton, a formação insular parece beneficiar da continuidade de grande parte do plantel da última campanha e da permanência de Vasco Matos ao leme.

A referências como Gabriel Batista, Gabriel Silva ou Luís Rocha, o Santa Clara garantiu a permanência de Wendel Silva e as contratações de Thauan Lara, Henrique Pereira ou Anthony Carter no sentido de dotar o plantel com argumentos para se bater interna e externamente.
Com estas premissas como base e sem grandes informações sobre os onze escalados, Vasco Matos deve proceder a ajustes pontuais no que a caras novas diz respeito.
Além disso, é esperado que o 3-4-3 que tantos frutos deu na última época se mantenha como esquema para atacar esta fase preliminar da terceira prova europeia.
Perante uma equipa pouco conhecida como o Varazdin, todo o cuidado é pouco para os Bravos Açorianos.
«É uma equipa que joga junta há algum tempo, o treinador também já chegou há uns anos. Têm uma identidade bem vincada e jogam de forma muito unida. Disputam os lances com intensidade, os jogadores são ambiciosos e trabalhadores. Foi essa a preparação e a mensagem que passámos também», dissertou Vasco Matos na conferência de antevisão ao jogo.
Cientes do favoritismo de que beneficiam acentuado pela partida de Dimitar Mitrovski - principal referência ofensiva na última campanha -, os pupilos do técnico luso têm a primeira chance a doer de demonstrar as credenciais da última época, sem esquecer os ajustes trazidos pela nova época.
Onzes Prováveis
NK Varazdin: Oliver Zelenika, Frane Maglica, Lamine Ba, Mateo Barac, Antonio Borsic, Jaime Sierra, Mario Marina, Iuri Tavares, Aleksa Latkovic, Matej Vuk, Marko Dabro
Santa Clara: Gabriel Batista, Frederico Venâncio, Luís Rocha, MT, Lucas Soares, Pedro Ferreira, Adriano Firmino, Matheus Pereira, Vinícius Lopes, Wendel Silva, Gabriel Silva