
O Benfica ficou, esta segunda-feira de manhã, a saber que defrontará o Nice na 3ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões. Os aiglons, como são conhecidos, são estreia absoluta para os encarnados em provas europeias, mas o registo contra franceses é bastante positivo.
Feitas as contas, entre Liga Europa (e Taça UEFA), Liga dos Campeões e Taça das Taças, as águias já defrontaram adversários gauleses um total de 39 ocasiões, divididas entre 11 - PSG, Marseille, Nantes, Toulouse, Lyon, Monaco, Bordeaux, Bastia, Montpellier, Lille e Saint-Etiénne - adversários distintos.
Até agora, o registo é (bastante) positivo: 19 vitórias, 11 empates e nove derrotas. Mas será que o é em jogos a eliminar, como será este?
Mata-mata é prato comum
Ora, dos 39 duelos acima referidos, «apenas» 13 foram encontros em fases de grupo, ou, mais recentemente, fases de liga, como aconteceu, na época passada, com o Monaco (2-3). Quer isto dizer que as restantes 26 partidas entre Benfica e franceses tiveram um cariz eliminatório.
Feitas as contas, em jogos a eliminar contra turmas de França, os encarnados têm um registo (muito) positivo. Em 13 eliminatórias, apenas em três acabaram eliminados, sendo que apenas uma - em 2024, frente ao Marseille, nos quartos de final da Liga Europa, após desempate por grandes penalidades - foi neste século.
Nas restantes dez, com menor ou maior facilidade, a turma da Luz saiu sempre a sorrir no final - incluindo seis neste século -, sendo que uma delas até significou uma ida à final da Liga dos Campeões, em 1990, depois de bater, curiosamente, o Marseille (2-1 e 1-0).