
Quarto classificado em Austin, no domingo do GP das Américas, Franco Morbidelli descreveu como ‘um espetáculo interessante’ a dramática situação pré-corrida, quando as condições meteorológicas inconstantes provocaram um verdadeiro caos na escolha de pneus entre os pilotos de MotoGP.
A situação no circuito de Austin tornou-se extremamente tensa momentos antes da partida, com os pilotos divididos entre pneus de chuva e slicks, enquanto a pista secava rapidamente. Morbidelli, que inicialmente optou por pneus de chuva, viu-se no meio deste dilema técnico.
Questionado sobre se teve a impressão, já na grelha, de que não estava com a escolha certa de pneus – como Marc Márquez havia comentado – Morbidelli foi direto: ‘Eu estava com pneus de chuva e a pista estava a secar. Mas quando saímos, os pilotos que tinham slicks estavam a cair. A situação estava realmente no limite. Foi um espetáculo interessante, suponho’.
Quando a imprensa insistiu se ele não estaria preocupado antes da corrida, o piloto da Pertamina Enduro VR46 Racing Team explicou o seu raciocínio: ‘Bem, se todos fossem começar com pneus de chuva, a minha preocupação era que se alguém tivesse slicks naquele momento, teria uma grande vantagem. Mas ninguém tinha slicks’.
A situação rapidamente evoluiu para um cenário incomum no MotoGP: ‘A maioria tinha pneus de chuva e todos correram para as suas motos com slicks. Não conseguiram aproveitar a vantagem’, explicou Morbidelli, acrescentando que já tinha vivido uma situação semelhante: ‘Também me aconteceu outra vez na Argentina’.
Apesar da confusão, Morbidelli mostrou sangue-frio para lidar com a situação e conseguir um excelente quarto lugar, consolidando-se como um dos pilotos mais consistentes da atual temporada e reforçando a boa fase da equipa VR46 no Mundial de MotoGP.