![Michael Andretti Afasta-se para Abrir Caminho para a Entrada da Cadillac na F1 – Ele era o ‘obstáculo’ à candidatura da Cadillac na F1.](https://homepagept.web.sapo.io/assets/img/blank.png)
Durante anos, Michael Andretti lutou incansavelmente para trazer o nome da sua família de volta à Fórmula 1, mas numa reviravolta surpreendente, ele retirou-se completamente da equação—tudo pelo bem maior da candidatura da Cadillac.
Segundo o seu pai, o Campeão do Mundo de F1 de 1978, Mario Andretti, Michael viu-se como um “obstáculo” para o acordo e tomou a dura, mas necessária decisão de se afastar, permitindo que a entrada oficial da Cadillac para a temporada de 2026 fosse finalizada.
“Michael também está feliz, mesmo tendo-se retirado do projeto,” disse Mario à Auto Motor und Sport.
“Ele simplesmente disse: ‘Se eu sou o obstáculo, então vou abrir o caminho’.”
A Relutância da FOM Força uma Mudança Drástica
Apesar de receber a aprovação da FIA e garantir o apoio da General Motors, a candidatura original de Andretti à F1 foi bloqueada pela Formula One Management (FOM), que rejeitou a entrada no início de 2024.
Mesmo com uma base no Reino Unido em Silverstone, contratações de staff de alto perfil e uma estreia planeada para 2026, a Andretti Global teve dificuldades em superar a resistência do lado comercial da F1.
Então veio a mudança radical—Michael Andretti cedendo o controlo da sua empresa a Dan Towriss.
Logo depois, o projeto foi rebatizado sob a Cadillac, e um acordo com a FOM foi finalmente alcançado em Novembro—assegurando oficialmente a muito aguardada entrada americana.
Mario reconheceu que, embora possam ter sido cometidos erros no processo, o objetivo final foi agora alcançado.
“Olhando para trás, certamente poderíamos ter feito algumas coisas melhor. Mas eu nunca olho para trás, apenas para a frente,” disse ele.
“No final, tudo o que importa é se você alcança o objetivo.”
Cadillac Leva a Sério—Parceria com a Ferrari Confirmada
Com o futuro da F1 da Cadillac agora assegurado, a equipa está a acelerar rapidamente o desenvolvimento para ser competitiva quando se juntar ao grid em 2026.
Fundamental para este esforço é um novo contrato de fornecimento de motor e caixa de velocidades com a Ferrari, que irá alimentar o carro até que a unidade de potência personalizada da Cadillac chegue em 2028.
Mario Andretti está confiante de que a General Motors está totalmente comprometida em fazer desta entrada um sucesso, citando a expansão agressiva do fabricante americano em carros desportivos e corridas de GT como prova das suas ambições.
“A Fórmula 1 pode esperar um compromisso total de um gigante como a General Motors,” disse ele.
“Eles não fazem as coisas pela metade. São ambiciosos e têm grandes objetivos. Estou confiante de que podem alcançar isto.”
O Veredicto: Uma Nova Era para as Aspirações Americanas na F1
O sacrifício de Michael Andretti pode ter sido a chave para desbloquear um sonho americano na Fórmula 1.
Ao dar um passo atrás, ele permitiu que a entrada da Cadillac fosse legitimada e finalmente rompesse o muro político da F1 que anteriormente bloqueava o seu caminho.
Agora, com uma equipa Cadillac com motor Ferrari prestes a estrear em 2026, todos os olhos estarão postos em quão competitiva a equipa americana pode ser—e se a visão de Michael finalmente se tornará realidade, mesmo sem ele ao leme.