A McLaren surpreendeu ao revelar, em pista, o seu carro de Fórmula 1 de 2025, o MCL39, ainda sob pintura de camuflagem, num evento privado no circuito de Silverstone, no Reino Unido, esta quinta-feira, tornando-se a primeira equipa a mostrar o monolugar para a próxima temporada.
O construtor britânico e as demais nove equipas estão comprometidas em revelar os carros com a pintura definitiva para 2025 apenas no evento ‘F1 75 Live’, que decorrerá na arena O2 de Londres, na próxima terça-feira. A McLaren exibiu, por isso, o MCL39 com uma pintura de camuflagem.
Com semelhantes restrições, também a Williams tem prevista a apresentação do FW47 para 2025 em Silverstone, esta sexta-feira.
A McLaren, a equipa campeã mundial de construtores em 2024, decidiu promover o evento priva para proceder a filmagens do carro em pista e com a presença dos pilotos Lando Norris e Oscar Piastri.
O CEO da McLaren Racing, Zak Brown, disse que a apresentação informal do MCL39 «é um grande marco para assinalar a pretensão da equipa de lutar pelos títulos de 2025» e que «é ótimo colocar o carro em pista pela primeira vez para exibir o trabalho árduo da equipa» na construção e desenvolvimento do novo monolugar.
«Devemos ser realistas de que todas as equipas terão feito progressos durante o inverno. O ano passado enfatizou o quanto as diferenças entre as equipas diminuíram, o que é muito positivo para a Fórmula 1», declarou Brown.
«Acreditamos que evoluímos comparativamente ao MCL38, mas não saberemos onde estamos em relação à concorrência até chegarmos à qualificação do Grande Prémio da Austrália [primeira corrida de 2025]», no dia 16 de março.
Por seu turno, o chefe de equipa da McLaren, Andrea Stella, acrescentou: «Embora tenhamos sido campeões em 2024, essa temporada destacou o quão competitivo é a F1 atualmente, e que continuará no campeonato deste ano. Devemos manter o foco para competir nos primeiros lugares. Vai ser um ano emocionante, mas incrivelmente desafiador», sublinhou o italiano.
Lando Norris foi reservado nos comentários, referindo-se apenas à pintura de camuflagem. «É divertida e é ótimo poder mostrar algo diferente antes da revelação completa da pintura no lançamento oficial da F1 75». O companheiro de equipa do piloto britânico, Oscar Piastri foi um mais expansivo. «É ótimo estar ao volante do MCL39 pela primeira vez antes de colocá-lo à prova no Bahrain», afirmou o australiano.