A luta pela permanência está ao rubro! As três equipas do fundo da tabela — Aves SAD, Farense e Boavista — têm todas os mesmos 24 pontos a apenas duas jornadas do fim da Liga e prometem um final de época espetacular e intenso, tal como é o caso na luta pelo título entre Sporting e Benfica e no acesso às competições europeias: FC Porto e SC Braga disputam o terceiro lugar, enquanto Vitória de Guimarães e Santa Clara querem terminar em quinto.

Nesta segunda-feira, os axadrezados visitaram a Vila das Aves e até estiveram a perder, portanto, um resultado que significaria a despromoção imediata para a Liga 2, mas conseguiram a reviravolta dramática perto dos 90 minutos e saíram do último lugar para a zona de play-off.

Três pontos muito importantes para a formação orientada por Stuart Baxter, que tem vantagem no confronto direto com os dois rivais na luta pela continuidade do principal escalão do futebol português (1-0 e 1-1 ao Farense; 2-1 e 0-0 ao Aves SAD), e que deixam tudo em aberto para os dois últimos fins de semana. Por outro lado, apesar de terem uma melhor diferença de golos (22-43 contra 22-53 e 24-57), os algarvios também não têm vantagem no frente a frente com o emblema da Vila das Aves (0-1 e 0-0), pelo que são últimos classificados.

No entanto, há mais um clube nesta luta intensa: o Estrela da Amadora, sendo que Gil Vicente e Rio Ave garantiram matematicamente a permanência nesta 31.ª jornada. Os tricolores têm 29 pontos, mais cinco do que os restantes clubes, e precisam de apenas um empate caseiro na próxima ronda para alcançarem o seu objetivo. O adversário? Precisamente o Aves SAD. Caso percam, até poderá ser preciso uma vitória no Estoril, mas apenas se a equipa de Rui Ferreira conseguir voltar a ganhar na última ronda, na receção ao Moreirense, ou se a de Tozé Marreco somar seis pontos.

Por outro lado, o Boavista e o Farense têm uma tarefa, teoricamente, mais complicada. Os axadrezados recebem no Bessa o FC Porto, que precisa de ganhar para colocar pressão no SC Braga e se manter no pódio, e depois vão ao terreno do Arouca, que está tranquilo na tabela classificativa. Já os algarvios deslocam-se a Guimarães e depois recebem o Santa Clara, ou seja, defrontam os dois emblemas na luta por um lugar na UEFA Conference League.

O clube que ficar em zona de play-off vai ter de jogar uma eliminatória com o terceiro classificado da Liga 2, que pode ser Tondela (1.º, 61 pontos), Vizela (2.º, 58 pontos), Alverca (3.º, 57 pontos) ou Torreense (4.º, 51 pontos), embora este último seja muito complicado. Lembrar ainda que nas últimas quatro épocas nunca uma equipa da Liga levou a melhor neste duplo confronto, sendo que na edição anterior foi mesmo o Aves SAD a despromover o Portimonense (4-2).