Está feito. O Lusitânia de Lourosa confirmou, este sábado, a promoção à Liga 2, depois de bater o 1.º Dezembro, em casa, por 2-1.

A história da subida começou a ser escrita cedo na partida. João Vasco, logo aos três minutos, adiantou a equipa da casa. Depois de uma defesa incompleta de Fábio Duarte, o avançado de 30 surgiu no meio da confusão na área e, no momento certo, finalizou com sucesso.

Mas a formação de Sintra ainda tinha uma palavra a dizer e, aos 10', Rui Silva restabeleceu a igualdade, com um forte e rasteiro remate, sem hipóteses para o guardião contrário.

Nuns primeiros 20 minutos verdadeiramente loucos, Sérgio Ribeiro voltou a colocar a turma de Lourosa na frente, com um belo desvio de calcanhar a um cruzamento de Arsénio Nunes (18').

O jogo foi equilibrado até ao final, com oportunidades para ambos os lados, mas o resultado não mais se alterou.

Houve festa, lágrimas e emoção em Lourosa. 37 anos depois, os leões estão de volta ao segundo escalão do futebol português. Ou seja, um feito histórico para o clube com 101 anos, que vai participar pela primeira nos campeonatos profissionais.

Lembrar que pelo banco do Lusitânia de Lourosa, passaram várias figuras do futebol português, como Mário Reis (1987/88), Álvaro Magalhães (1995-97), Martelinho (2012-14) e Pedro Martins (2007-09).

Este fim de semana pode ainda ser de mais celebração para os de Lourosa. Caso o Sporting B não vença, este domingo, o Varzim, sagram-se campeões da Liga 3 pela primeira vez na sua história.