
Lua Escudeiro alcançou, este sábado, a final do Pro Junior de Capbreton, em França, aquela que foi a segunda etapa da temporada no circuito Pro Junior Europeu. A jovem surfista portuguesa esteve na luta pela vitória até perto do final, mas a falta de ondas no sudoeste francês não lhe permitiu alcançar mais do que o 4.º posto final. Destaque também para o 5.º posto de Francisco Ordonhas e Jaime Veselko no lado masculino.
Com o mar a não colaborar e após um dia sem competição, a ação regressou ao início da manhã, com a líder do ranking feminino, a portuguesa Maria Salgado, a ser surpreendida no quartos-de-final, despedindo-se de prova no 9.º lugar e deixando a liderança à mercê das rivais.
A prova apenas retomou da parte da tarde, com Lua Escudeiro a garantir a passagem às meias-finais, numa bateria em que Teresa Pereira não conseguiu fazer o mesmo, terminando a prova no 13.º posto. A jovem surfista portuguesa, de 17 anos, voltou a ter sucesso nas meias-finais e garantiu a primeira presença da carreira numa final deste circuito.
No heat decisivo, Lua Escudeiro foi a mais forte na primeira troca de ondas, mas depois acabou por não conseguir uma segunda onda minimamente pontuável na reta final. Com somente 4,10 pontos, Lua terminou no 4.º posto da final, que foi vencida pela espanhola Carla de la Vall (9,23), que é a nova líder do ranking, com a francesa Naia Monte (5,03) a ser segunda classificada e a marroquina Ranya Squalli (4,13) terceira.
Lua Escudeiro ficou, assim, muito perto de melhorar a sua melhor prestação de sempre neste circuito, depois de em 2023 ter sido 3.ª classificada em La Torche, também em França, mas numa prova onde perdeu nas meias-finais, tendo sido a final disputada somente com duas surfistas, ao contrário desta etapa.
Na prova masculina a armada lusa esteve perto de fazer história, depois de quatro surfistas terem conseguido qualificar-se para as meias-finais, sendo que nos quartos-de-final somente Martim Fortes ficou pelo caminho, terminando a prova gaulesa no 9.º lugar.
Contudo, quando existia a possibilidade de uma final totalmente portuguesa, todos os portugueses foram eliminados nas meias-finais, com Francisco Ordonhas e Jaime Veselko a terminarem no 5.º posto final e João Mendonça e Tiago Stock a ficarem na 7.ª posição.
O circuito Pro Junior europeu vai regressar à água no final de setembro, com a praia de Razo, na Corunha, a receber os melhores juniores europeus entre 24 e 27 de setembro, naquela que será a etapa final do circuito e a que define os campeões europeus da categoria. No lado masculino João Mendonça e o campeão europeu júnior em título Francisco Ordonhas são os portugueses melhores posicionados no ranking, enquanto do lado feminino é Maria Salgado quem surge mais próximo da frente do ranking.