A Liga 2 está ao rubro! Após a paragem para as seleções, a competição é retomada este sábado quando faltam oito jornadas para o final.  O 2.º e o 8.º classificados estão separados apenas por quatro pontos. O Chaves, vice-líder, tem 44 pontos e está a quatro do primeiro lugar (Tondela), mas também do UD Leiria, que ocupa o 8.º lugar, com 40 pontos.

Nos últimos anos, a distância entre o segundo e o oitavo classificados foi muito mais alargada à 26.ª jornada. Na época passada, a diferença entre o Aves SAD (segundo classificado) e o Académico de Viseu (oitavo) era de 19 pontos! Nessa altura, o Santa Clara era líder e o Aves SAD vice-líder. Os açorianos festejaram o título, mas os avenses acabaram por cair para o terceiro lugar, garantindo, ainda assim, a subida no duelo do play-off com o Portimonense. O Nacional da Madeira assumiu o segundo lugar.

Nas temporadas 2022/23 e 2021/22, a diferença foi de 15 pontos. Em março de 2022, após a 26.ª ronda, o Rio Ave era o segundo classificado, com 51 pontos, enquanto o Mafra ocupava o oitavo lugar, com 36. Um ano depois, mais precisamente no primeiro fim de semana de abril, as equipas jogavam a 26.ª jornada. O Estrela da Amadora era o segundo classificado, com 49 pontos, enquanto o Torreense tinha 34 pontos e ocupava o oitavo lugar. Na temporada 2017/18, a distância na mesma fase da prova também era de 4 pontos. A Académica era vice-líder, com 44 pontos, enquanto o Leixões tinha 40 pontos. No final, os estudantes acabaram no quarto lugar, com Nacional e Santa Clara a conseguirem lograr a subida à Liga.

QUEM TEM O PIOR CALENDÁRIO?

Faltam oito jornadas para o final, mas ainda há quinze duelos diretos entre os oito primeiros classificados. O Chaves ocupa o 2.º lugar, mas tem cinco jogos, em teoria, complicados. Os transmontanos ainda recebem Vizela, Alverca e UD Leiria, além de se deslocarem aos terrenos do Tondela e do Penafiel. O Alverca, atualmente no quinto lugar, defrontará quatro equipas do top-8. Recebe o Benfica B, mas visita Vizela, Chaves e, na penúltima jornada, o Tondela. O UD Leiria também enfrentará quatro equipas do top-8.

No Estádio Dr. Magalhães Pessoa, a equipa de Jorge Silas joga com Torreense, Benfica B e Tondela. Na penúltima jornada, visita o Chaves. O Tondela, primeiro classificado, também defronta quatro equipas do top-8. O líder tem quatro jogos de elevada dificuldade: recebe Vizela, Chaves e Alverca, e termina o campeonato em Leiria.

LUTA ACESA ENTRE ARTILHEIROS

Não é só na tabela classificativa que a disputa está acesa. A luta pelo prémio de melhor marcador também está muito equilibrada.

O líder, neste momento, é Anthony Carter, avançado do Alverca, que leva 13 golos em 25 encontros. Segue-se Juan Muñoz (UD Leiria), que, no seu primeiro ano em Portugal, soma 11 golos nos 25 jogos disputados. Manuel Pozo, Gabriel Barbosa e Carlos Eduardo dividem o terceiro lugar. Este último já não fará mais nenhum golo, pois deixou o Felgueiras para rumar ao Gil Vicente.

Roberto, do Tondela, leva 9 golos em 23 jogos, enquanto no sétimo lugar está Heinz Morschel, com oito golos apontados até à jornada que este sábado se inicia.