
O Cruzeiro continua perto do Flamengo na liderança do Campeonato Brasileiro. Enquanto o Rubro-Negro é visto desde o início como um dos favoritos ao título, a Raposa tem surpreendido com a sua campanha e Leonardo Jardim quer evitar expectativas irrealistas.
Para o técnico português, o Cruzeiro pode ambicionar um lugar na Copa Libertadores. Almejar mais do que isso iria aumentar a pressão sobre a equipa, além do que esta conseguiria cumprir.
«Não podemos criar a expectativa de que o Cruzeiro foi feito para ser campeão. O Cruzeiro não foi feito para ser campeão. Foi construído para ser uma equipa competitiva e para alcançar a Libertadores. Esse é o objetivo sobre o qual temos conversado», afirmou Jardim.
A goleada de 4-1 sobre o Grêmio reacendeu a euforia celeste, que começou antes do Mundial de Clubes. No entanto, para o treinador, há equipas mais preparadas para a competição.
«Temos que ser muito honestos. As equipas que estiveram no Mundial (Botafogo, Flamengo, Fluminense e Palmeiras) são equipas que se destacaram, que têm trabalhado nos últimos anos. Conquistaram a Libertadores. São equipas que, em termos de processo, estão mais avançadas do que a nossa. Temos os nossos objetivos bem definidos. Se queremos ficar em terceiro, não queremos o quarto. Se almejamos o segundo, não nos contentaremos com o terceiro», explicou.
Com 27 pontos em 13 jogos, o Cruzeiro está apenas atrás do Flamengo nos critérios de desempate. O clube mineiro tem um jogo a mais que o rival na luta pelo topo da tabela.