
O jogo deste sábado frente ao Estoril, na Amoreira, que tem início marcado para as 20h30, pode recolocar o Benfica (provisoriamente ou não, pois o Sporting só joga no domingo) na liderança isolada da Liga. É este o objetivo maior dos encarnados: ganhar. Seja por 1-0 ou não.
Há, porém, um detalhe importante que poderá ajudar as águias: manter a baliza de Anatoliy Trubin a zero.
Será, claro, meio caminho andado para conseguirem resultado vantajoso perante a equipa de Ian Cathro. Se o guarda-redes ucraniano (ou Samuel Soares ou André Gomes, o que não parece provável) não sofrer golos frente ao Estoril, Bruno Lage quebrará um recorde, pois ficará quatro jogos sem sofrer ver a equipa benfiquista ir buscar a bola ao fundo da sua baliza (Estoril e ainda V. Guimarães, Tirsense e Aves SAD).
Até agora, enquanto treinador do Benfica, Bruno Lage tem várias sequências de três jogos sem sofrer golos: Santa Clara e duas vezes com o V. Guimarães, uma delas para a Taça de Portugal, em 2018/2019; Desportivo das Aves, Galatasaray e Chaves, Liga e Liga Europa, também em 2018/2019; Dinamo Zagreb, Moreirense e Tondela, Liga Europa e Liga, ainda em 2018/2019. Finalmente, em 2019/2020, duas sequências: Sporting para a Supertaça e Paços de Ferreira e B SAD para a Liga e Tondela, Portimonense e Rio Ave, todos para o campeonato.
Agora, após V. Guimarães (3-0), Tirsense (4-0) e Aves SAD (6-0), segue-se o Estoril, no António Coimbra da Mota. Os canarinhos, em 2024/2025, não marcaram qualquer golo em cinco dos 15 jogos realizados para a Liga na Amoreira: SC Braga (0-2), Casa Pia (0-2), Aves SAD (0-0), Sporting (0-3) e Gil Vicente (0-0).
Assim, se o Benfica igualar o que fez, por exemplo, o seu rival de Alvalade neste campeonato, regressando a casa sem sofrer golos, Bruno Lage estabelecerá um recorde (pessoal) de quatro jogos sem sofrer golos na Liga.
Os encarnados são, por outro lado, uma das equipas que têm mais jogos sem sofrer golos: 17 em 31 jornadas. Tal como o Sporting.
E as águias só em oito partidas sofreram mais de um golo: aconteceu com Famalicão (0-2), SC Braga (1-2), Casa Pia (1-3), Estrela da Amadora (3-2), Moreirense (3-2), Rio Ave (3-2), Farense (3-2) e Arouca (2-2).