
O português Frederico Morais foi hoje eliminado do Ballito Pro, na África do Sul, segunda etapa das Challenger Series (CS), o circuito de acesso à elite da Liga Mundial de Surf.
Kikas despediu-se depois de ter ficado em terceiro lugar na primeira bateria, num dia em que só houve competição no quadro masculino. Com 9,47 pontos (em 20 possíveis), o surfista português que sonha regressar À elite, ficou atrás do sul-africano Luke Thompson (13,57) e do havaiano Eli Hanneman (12,83), que avançam para a próxima fase.
Em prova continua ainda a ramda portuguesa feminina com Teresa Bonvalot, Yolanda Hopkins e Francisca Veselko, que avançaram na quarta-feira para os oitavos de final.
Na próxima fase, Teresa Bonvalot vai enfrentar a basca Nadia Erostarbe, Hopkins a havaiana Eweleiula Wong e Kika a peruana Sol Aguirre, na quarta, quinta e sétima bateria, respetivamente.
O Ballito Pro é a segunda de sete etapas da temporada do circuito Challenger Series (CS) - Uma das etapas realiza-se na Ericeira, entre 29 de setembro e 5 de outubro - que dá acesso à elite da Liga Mundial de Surf (WSL). Em jogo estão 10 vagas masculinas e sete femininas para o Championship Tour (CT) de 2026, onde vai haver um alargamento do circuito feminino de 16 para 24 surfistas, mantendo-se inalterados os 32 lugares no circuito masculino.