
João Almeida foi segundo classificado na quarta etapa da Volta à Romandia e ascendeu à terceira posição da prova suíça, a um dia do final.
O corredor da UAE Emirates foi batido ao sprint pelo francês Lenny Martinez em Thyon 2000, no cume uma difícil subida de primeira categoria com 22,2 km, a inclinação média de 7,7%, que coincidiu com a meta, a finalizar um percurso montanhoso de 118,2 km com partida em Sion.
O português esteve em destaque na ascensão, acelerando a oito quilómetros da chegada, causando a primeira grande seleção no grupo dos principais corredores, e pouco depois, a 6,5 km do alto, reduzindo a frente da corrida a apenas quatro elementos, incluindo o seu companheiro de equipa Jay Vine, Lenny Martinez (FDJ) e Lorenzo Fortunato (XDS Astana).
Vine assumiu então o comando, preparando mais um ataque de João Almeida, a 4 km da meta, que eliminou o italiano e o colega australiano, restringindo a oposição ao francês Martinez, que resistiu na roda do português até o vencer ao sprint nos derradeiros 100 metros.
Na terceira posição terminou o italiano Lorenzo Fortunado, a 29 segundos, seguido por Jay Vine e o espanhl Carlos Rodriguez (Ineos), a 31 segundos do vencedor.
Com a vitória e os dez segundos de bonificação, Lenny Matinez conquista a camisola amarela, com dois segundos de vantagem sobre Fortunato e três sobre João Almeida, que resta disputar o contrarrelógio de 17,1 km, a última etapa, em Genebra.