FC Porto e Sporting defrontam-se nesta sexta-feira, em jogo da 21.ª jornada, em nova edição do clássico. Terceiro classificado e líder da Liga, com 42 e 50 pontos, respetivamente, dragões e leões chegam ao confronto quando vivem momentos bem distintos.

O campeão nacional parece definitivamente recomposto da saída de Ruben Amorim – e do erro de casting com João Pereira na equipa principal. Rui Borges não perdeu qualquer jogo das competições domésticas e no campeonato só não venceu na visita ao V. Guimarães

Com os rivais a revelarem-se particularmente irregulares, os leões cimentaram a liderança com seis pontos de vantagem sobre o Benfica e oito sobre o FC Porto.  

Já o FC Porto, que tem Martín Anselmi no banco há menos de 10 dias, ainda não se reencontrou, apesar da vitória sobre o Maccabi Tel Aviv (1-0), que garantiu a continuidade na UEFA Europa League

Essa, de resto, é a única vitória que os dragões têm para amostra no ano de 2025, no qual já somaram quatro derrotas e dois empates, o último dos quais na visita ao Rio Ave, já com Anselmi. 

E se os jogadores são o espelho da equipa, é normal que os números apresentados por atletas de Sporting e FC Porto seja favorável aos verde e brancos. 

Na baliza está a única exceção. Que se prende, naturalmente, com o facto de Rui Silva ter chegado apenas no mês de janeiro a Alvalade, enquanto Diogo Costa continua a ser o mais regular dos portistas. 

O setor no qual a diferença é maior é o ataque, porque mesmo sem jogar nas últimas partidas, Gyokeres, que deve estar de regresso no clássico, tem sido... incomparável.