A Honda está a preparar-se para uma nova temporada no Campeonato Mundial de Superbike, marcando o seu regresso à suspensão Öhlins após alguns anos de ausência. O diretor de equipa, José Escamez, partilhou os detalhes dos primeiros testes realizados em Jerez, que revelaram perspetivas promissoras para a marca japonesa.

Durante a sessão de testes, apenas Xavi Vierge esteve presente pela equipa de corrida, completando 81 voltas na sua Honda CBR1000RR-R. O piloto alcançou o melhor tempo de 1’39.916s, demonstrando uma prestação sólida. Acompanhando-o esteve o piloto de testes Tetsuta Nagashima, que também realizou 81 voltas, contribuindo com dados valiosos para a equipa.

A ausência de Iker Lecuona, que se encontra a recuperar de uma lesão de treino, foi compensada pela dedicação e trabalho de Vierge e Nagashima. Escamez mostrou-se satisfeito com o início dos testes, sublinhando que a equipa mantém o mesmo nível competitivo com que terminou a época anterior.

A decisão de regressar à Öhlins surge após um período a utilizar suspensões Showa. Segundo Escamez, esta mudança visa estabelecer uma configuração base sólida: ‘Encontrámos rapidamente o caminho certo para continuar. Estamos a trabalhar para criar uma configuração base que permita aos pilotos sentirem-se confortáveis e melhorar os tempos por volta’, explicou.

O gestor da equipa destacou que as diferenças entre as novas suspensões e as anteriores são subtis, mas significativas: ‘Há uma pequena melhoria no desempenho e no feedback dos pilotos. É uma razão suficientemente válida para apostar nesta solução’, acrescentou.

Para Vierge e Lecuona, esta será a primeira vez que competirão com a Honda equipada com suspensões Öhlins, sendo que em anos anteriores, pilotos como Álvaro Bautista e Leon Haslam já tinham utilizado este equipamento.

A Honda parece determinada a dar continuidade ao progresso demonstrado na época de 2024, esperando que esta mudança técnica possa contribuir para resultados ainda mais positivos no campeonato de 2025.

Os testes em Jerez representam apenas o início de uma nova jornada para a equipa japonesa, que mantém o foco no desenvolvimento contínuo e na busca pela excelência no competitivo mundo das corridas de Superbike.