O Kocaelispor e o Gençlerbirligi garantiram a subida à elite do futebol turco. Genclerbirligi, da capital turca, vê o rival citadino, Ankaragucu, descer ao terceiro escalão.

Neste fim-de-semana, na Turquia, foi confirmado que Kocaelispor e Gençlerbirligi subiram à elite do futebol turco. O Kocaelispor ficou em primeiro lugar, conquistando título de campeão da segunda divisão turca, e o Genclerbirligi ficou logo atrás, em segundo, com 68 pontos, quatro a menos que o Kocaelispor.

Atrás destes, na luta pelo playoff de subida, ficaram apurados para disputar o acesso à última vaga de promoção as seguintes equipas: Karagumruk (3.º), Istanbulspor (4.º), Erzurumspor (5.º), Bandirmaspor (6.º) e Boluspor (7.º). O Karagumruk em virtude de ser terceiro classificado, já está apurado para a final do playoff, sendo que as outras 4 equipas vão disputar o outro lugar na final.

Nas contas da descida, o Gençlerbirligi viu o seu maior rival, o Ankaragucu ter confirmada a sua despromoção ao terceiro escalão do futebol turco. A formação da capital turca, apesar de ficar em igualdade pontual, com os mesmos 48 pontos de Manisa e Pendikspor, 15º e 16º respetivamente, caiu em 17.º lugar, o primeiro lugar abaixo da linha de água em virtude do desempate no confronto direto.

Além do Ankaragucu, também foram despromovidos o Sanliurfaspor, o Adanaspor e o Yeni Malatyaspor. O caso do Yeni Malatyaspor é um cenário raro, visto que não conseguiram somar qualquer ponto em 38 jornadas e ainda tiveram uma punição de retirada de 21 pontos imposta pela federação turca, tendo mesmo ficado com -21 pontos no final. Esta punição veio na sequência de problemas financeiros e de prolemas internos consequentes do terramoto de 2023 na Turquia que afetou severamente a região onde o clube se encontra.