
Francisca Veselko terminou, este sábado, a participação no Open J-Bay, décima e penúltima etapa da temporada regular do circuito mundial de surf 2025. A surfista portuguesa falhou aos quartos-de-final da histórica prova sul-africana, despedindo-se no 9.º posto final.
A campeã mundial júnior de 2023, que foi convidada para esta etapa em virtude de ser a atual líder do ranking feminino do circuito Challenger Series 2025, que serve de qualificação para a elite do surf mundial, foi afastada de prova pela atual número 5 mundial, a havaiana Bettylou Sakura Johnson.
A surfista portuguesa até esteve perto de garantir a passagem aos quartos-de-final em Jeffreys Bay, depois de liderar a bateria durante mais de 30 minutos. Mas na reta final, Veselko cedeu a prioridade à havaiana, que virou a bateria na última onda. Dessa forma, os 9,30 pontos somados por Kika foram insuficientes para superar os 10,50 de Sakura Johnson.
Esta foi a segunda experiência de Francisca Veselko em etapas do Championship Tour e a primeira fora de portas, depois de no ano passado ter sido também wildcard da etapa portuguesa do circuito mundial, em Peniche.