A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) vai organizar, de 8 a 11 de outubro, o Portugal Football Summit, cimeira internacional que terá lugar na Cidade do Futebol, em Oeiras.

O evento que pretende afirmar-se como referência obrigatória de reflexão e planificação da indústria do futebol visa reunir em Portugal, por quatro dias, federações, ligas, clubes, empresas e parceiros estratégicos para analisar os desafios do presente, antecipar as tendências do futuro e impulsionar soluções concretas para o desenvolvimento sustentável do futebol nas suas múltiplas dimensões.

Apresentado por Pedro Pinto, o evento contará com quatro palcos em simultâneo, e painéis dedicados a temas como Desenvolvimento do Futebol, Futsal e Futebol de Praia, Inovação das Competições, Desenvolvimento de Jogadores, Futebol Feminino, Evolução na Arbitragem, Fan Engagement, Governance, Ética e Regulação, Saúde e Performance e Sustentabilidade e Inclusão.

Para Pedro Proença, Presidente da FPF, este evento é "essencial" para que Portugal possa ter "na reflexão e pensamento sobre o futuro do futebol" o mesmo protagonismo que tem em campo no jogo jogado. "Portugal tem sido uma referência dentro das quatro linhas, mas também queremos afirmar-nos fora delas - enquanto motor de ideias, inovação e liderança. O Portugal Football Summit será um ponto de encontro entre os principais protagonistas do futebol mundial, onde o conhecimento e a partilha de experiências vão marcar a agenda da indústria. Não é só futebol, é todo o futebol. Da base até ao topo. Queremos que este seja um espaço onde se pensa o futebol de amanhã, com base em dados, visão estratégica e proximidade com quem faz o jogo acontecer: os clubes, os profissionais, os adeptos. Esta cimeira é o reflexo do compromisso da FPF com um futebol mais global, mais inteligente e mais sustentável", defendeu Pedro Proença.