
O treinador Fernando Sá e os atletas Tanner Omlid e Xeyrius Williams, todos do FC Porto, foram destacados nos prémios da Federação Portuguesa de Basquetebol 2024/25, que também celebrou o Esgueira Aveiro na vertente feminina.
Em cerimónia na Alfádega do Porto, Fernando Sá foi eleito o melhor treinador, Tanner Omlid o melhor defesa e o mais forte nos roubos de bola, enquanto Xeyrius Williams foi reconhecido pelos desarmes de lançamento.
Na vertente feminina, o Esgueira Aveiro evidenciou-se ao assegurar os prémios de melhor treinador, por André Janicas, além dos êxitos de Gabriela Raimundo, melhor defensora e a mais eficaz nos roubos de bola.
Já Michael Durr, da AD Galomar, e Rebecca Taylor, do Barcelos HMMOTOR, conquistaram o título de MVP das respetivas competições, na qual Michael foi ainda o melhor ressaltador e Rebecca a melhor marcadora e ressaltadora.
Os tradicionais prémios de Fair Play Mike Plowden distinguiram Miguel Correia, do Galitos, e José Leite, da Quinta dos Lombos, pela sua conduta exemplar.
O Prémio Carreira foi entregue a Fernando Rocha, enquanto Teresa Barata recebeu o Prémio Homenagem e Olímpio Coelho o Prémio Excelência, reconhecendo contributos de excelência para o desenvolvimento do basquetebol em Portugal.