O domingo de Primeira Liga arranca na Amoreira, às 15h30, com um duelo entre Estoril Praia, oitavo classificado com 27 pontos, e Boavista, que ocupa o último lugar com apenas 12 pontos somados e vive momentos de muita instabilidade.
O favoritismo pertence totalmente à equipa da casa. Não só por esse estatuto e pelo que a tabela demonstra, mas principalmente porque os canarinhos estão a viver um período espetacular de forma! São a equipa com mais pontos de toda a Liga nos últimos cinco jogos e no ano de 2025 ainda não conheceram nada além de vitórias: são já quatro de forma consecutiva.
Depois do mau arranque de temporada, a equipa de Ian Cathro está a voar e a seu favor tem também o facto de ter todo o plantel disponível. Não há lugares garantidos no onze, mas a boa forma de João Carvalho e de Xeka deve continuar a fazer a diferença na ligação entre o meio-campo e o ataque.
Do lado visitante há muitos problemas e poucas soluções. O mais recente é a demissão de Cristiano Bacci, que saiu desagradado com algumas das opções tomadas pela direção, e que será rendido por Gilberto Andrade como treinador interino neste jogo.
Claro que o peso destas circunstâncias e o resultante favoritismo dos estorilistas é apenas um fator extra-futebol, que tem de ser confirmado em campo. Cathro tem noção disso e frisou-o na antevisão ao jogo: «Não vamos jogar contra o momento do Boavista, vamos jogar contra a equipa do Boavista, que é muito competitiva».