
Esta semana, o domingo desportivo da Liga Portugal Betclic começa na Reboleira, no Estádio José Gomes. Frente a frente, com objetivos bem distintos no horizonte, Estrela da Amadora e Santa Clara medem forças.
Começando pela formação que vai organizar o encontro, os estrelistas deram um pontapé na crise na última jornada: sete jogos depois, voltaram a saborear uma vitória - ainda por cima, contra um rival direto na luta pela manutenção, o Boavista.
Ainda assim, o cenário é preocupante: o Estrela ocupa a 15ª posição, com 20 pontos, só mais um que o AVS, formação que ocupa a posição de acesso ao playoff de manutenção. Não obstante, se o emblema tricolor quiser encontrar um dado que o anime, pode olhar para o fator casa, onde vai disputar o próximo jogo - das cinco vitórias conquistadas no campeonato, quatro foram na Amadora.
Na antevisão, José Faria elogiou o adversário, mas admitiu que só pensa em dar sequência à vitória passada: «O Santa Clara está a fazer um excelente campeonato, muito bem liderado pelo Vasco Matos, que é alguém com que me identifico no processo e na liderança. É um clube muito bem estruturado e esperamos um jogo difícil. (...) Considero que fizemos um bom jogo no Estádio do Bessa e vamos dar uma certa continuidade a isso.»
Do outro lado, Vasco Matos recusou a possibilidade da quase saída para o Botafogo afetar a equipa insular: «Era um assunto que já se prolongava e que já se vinha falando há tanto tempo. Somos homens. Sabemos que tudo pode acontecer no futebol. Mas, acima de tudo, também sabemos que temos um grande compromisso aqui dentro. Sempre tivemos e vamos continuar a ter.»
O «compromisso» açoriano tem dado frutos. Os homens de Vasco Matos são a sensação do campeonato e ocupam a quinta posição, com 38 pontos, a oito do quarto classificado - à condição -, o FC Porto.
Apesar da boa fase, o Santa Clara tem a história contra si: em dez embates, os encarnados de Ponta Delgada só venceram os estrelistas por uma ocasião - na primeira volta desta época -; de resto, foram cinco derrotas e quatro empates.
Para o duelo deste domingo, os açorianos estão mais desfalcados: Gustavo Klismahn, Pedro Pacheco, Sidney Lima e Wendel Silva não entram nas contas. Do lado caseiro, Tiago Ferreira e Dramé - em dúvida - também não deverão somar minutos.
Entre a vontade de fugir à despromoção e o sonho de fazer história, a bola começa a rolar às 15h30.