
O emocionante desenrolar dos jogos europeus desta quinta-feira levou à confirmação de que a Espanha terá, no mínimo, cinco equipas na próxima edição da Liga dos Campeões.
Recorde-se que a UEFA atribui uma vaga extra na edição seguinte da sua maior competição aos dois países com melhor prestação europeia no coeficiente da temporada. Itália e Alemanha beneficiaram disso na campanha atual, mas em 2025/25 será a vez de Inglaterra e Espanha (ingleses já o tinham assegurado há uma semana).
Com uma equipa nas meias-finais de cada uma das competições europeias - Barcelona na Liga dos Campeões, Athletic Bilbao na Liga Europa e Real Betis na Conference - a La Liga garantiu automaticamente essa quinta vaga.
Na teoria, a Espanha pode até garantir seis equipas na fase de liga da Champions. Para isso, o Athletic Bilbao terá de conquistar a Liga Europa (final será na sua casa) e terminar fora do top-4 da La Liga, onde atualmente ocupa o quarto lugar. O mesmo é válido para Inglaterra... e ainda mais provável: se Tottenham ou Manchester United vencerem a Liga Europa, teremos serão a sexta equipa inglesa na próxima edição da liga milionária.