Emmanuel Petit, antigo campeão do mundo pela França em 1998, dirigiu-se a Roberto Martínez pela gestão de Cristiano Ronaldo.

Emmanuel Petit destacou o «empenho», «desejo» e vontade de fazer «história» de Cristiano Ronaldo, porém também reforçou que Roberto Martínez, selecionador de Portugal, deve ter «coragem suficiente para lhe dizer quando deve começar um jogo no banco»:

«O Ronaldo mostra sempre o mesmo empenho, o mesmo desejo, quer ganhar coisas apesar da sua idade. Quer fazer história em todas as épocas, em todos os jogos que disputa. Deve ter ficado triste com a forma como decorreu a última competição com Portugal e vai querer corrigir isso no Campeonato do Mundo. O maior problema não é manter Ronaldo na seleção portuguesa, mas sim se o treinador tem coragem suficiente para lhe dizer quando deve começar um jogo no banco».

«Não se pode ter demasiado medo de não o pôr a jogar. É preciso ter a coragem de dizer ao Ronaldo que, por vezes, é melhor sair do banco, que não pode jogar todos os jogos e que, se o fizer, vai prejudicar a mentalidade da equipa. Com o ego de Ronaldo, estará ele disposto a sentar-se por vezes no banco? Não me parece que esteja. É por isso que só vai funcionar se ele tiver um treinador forte», referiu Emmanuel Petit, sublinhando a necessidade de não ter «demasiado medo» de não colocar Cristiano Ronaldo no banco.