O dia de abertura do Rally da Suécia trouxe caos gelado, velocidade alucinante e mudanças dramáticas de liderança, com Elfyn Evans e Scott Martin a mal se manterem na primeira posição após uma batalha eletrizante que viu a liderança mudar de mãos quatro vezes entre Takamoto Katsuta, Ott Tänak e o próprio Evans.

O piloto da Toyota Gazoo Racing começou forte, a atravessar as frigidíssimas condições de -12°C para conquistar a primeira etapa, mas encontrou-se sob pressão incessante à medida que Adrien Fourmaux surpreendeu o pelotão com vitórias consecutivas em etapas. Enquanto Katsuta assumiu a liderança na Etapa 5, Evans respondeu imediatamente, apenas para ceder à Hyundai i20 N de Tänak na Etapa 7.

Apesar do caos, Evans recuperou tempo no sprint final de 5,1 km, terminando o dia apenas 0,6 segundos à frente de um Katsuta ressurgente, que fechou a diferença com uma precisão gélida.

A Carga da Hyundai & a Resiliência da Toyota

O Ott Tänak da Hyundai demonstrou um ritmo tardio dominante, subindo de quarto para roubar a liderança antes da recuperação de última hora de Evans. Entretanto, Thierry Neuville, Kalle Rovanperä e Grégoire Munster lutaram com subviragem, perdendo tempo nas condições traiçoeiras.

No serviço de meio-dia, Evans liderava por apenas 1.9 segundos sobre Fourmaux, com Tänak e Katsuta a pressioná-lo—os quatro primeiros separados por meros 8.4 segundos.

As etapas da tarde transformaram-se num duelo, com Katsuta, Tänak, Neuville e Evans a conquistarem cada um uma vitória de etapa, preparando um final emocionante. No final do dia, os cinco melhores pilotos estavam separados por apenas 9.1 segundos, garantindo uma guerra total no sábado.

Drama na Neve & Estrelas em Ascensão

Sami Pajari estava em grande forma no início, mas um toque amoroso a uma barreira de neve custou-lhe 40 segundos e um pneu danificado. Entretanto, a sensação letã Martins Sesks ganhou confiança, marcando os terceiras melhores tempos em duas etapas e emergindo como o melhor desempenho da M-Sport no terreno gelado.

Rally2: Solberg em Comando

Oliver Solberg dominou a classe Rally2, vencendo cinco das sete etapas do dia para construir uma vantagem de 20.7 segundos sobre Roope Korhonen. Georg Linnamäe, apesar de vencer a Etapa 6, está em terceiro—45 segundos atrás do ritmo.

Confronto de Sábado a Chegar!

Com menos de 10 segundos a separar os cinco primeiros, Toyota e Hyundai em batalha, e os troços suecos cobertos de neve a exigir perfeição, o Rally da Suécia está a moldar-se como uma guerra implacável de velocidade, precisão e nervos de gelo.

Will Evans conseguirá aguentar? Pode Katsuta conquistar a sua primeira vitória no WRC? Ou será que Tänak vai avançar com a potência da Hyundai? Apertem os cintos— a luta pela coroa do Rally da Suécia está apenas a começar!