A KTM tem contrato para competir no MotoGP até ao fim de 2026. Depois disso, o futuro está em aberto, até numa altura em que o construtor atravessa dificuldades financeiras.

Pit Beirer, diretor da KTM Motorsport, explicou ao site SPEEDWEEK.com explicou a questão da duração dos contratos dos construtores:

Desenvolveu-se que, historicamente, os construtores de MotoGP estendem os seus contratos com a Dorna a cada cinco anos. Se um recém-chegado se juntar, por exemplo, têm um contrato de dois anos e depois fazem novos de cinco. Não há motivo para serem cinco e não quatro ou seis. Nestas fases, as pessoas pensam e têm em mente que podem ser mudadas coisas grandes nas regras.

Segundo o alemão, a Dorna garante estabilidade com o período contratual de cinco anos ao nível técnico. Sobrea renovação eventual da KTM e dos demais fabricantes atuais após 2026, Beirer afirmou: ‘No período recente, os primeiros construtores assinaram o contrato final um ano antes e os últimos assinaram com três meses em falta para o novo ano. É muito possível que os contratos sejam assinados no último ano’.