Andrea Iannone conta com uma vasta experiência no motociclismo e, desde o ano passado, compete no Mundial de Superbike – conseguindo manter a forma depois de uma longa suspensão de quatro anos. O piloto da Team Pata GoEleven abriu o jogo sobre o que faz nos bastidores.

O veterano italiano falou ao site GPOne.com da sua preparação, começando pelo aspeto físico: ‘O meu treino é para suar muito, correr a pé, numa bicicleta, e treinar várias horas. Hoje, se não estiveres absolutamente preparado fisicamente, não consegues pilotar […]. Nos últimos anos, as motos tornaram-se decididamente mais físicas, e em especial se há aerodinâmica com asas, a fazer muita resistência ao ar, mudanças de direção são mais complexas de fazer. Os braços e pernas têm de estar em forma’.

Para além do treino, também a alimentação é vital, segundo Iannone: ‘No MotoGP ainda mais, mas também no SBK é necessário ter uma dieta adequada. Pessoalmente, antes do início como arroz, frango ou um prato de massa integral. Depois, por vezes, descaio-me e como, por exemplo, pão com Nutella ou biscoitos ensopados em leite’.

O foco em cada momento é essencial, mas «The Maniac» não tem planos concretos para isso: ‘Para encontrar concentração, nunca tive uma receita e, na minha opinião, nem sequer existe. Nunca penso que tenho de me concentrar, porque vivo tudo instintivamente, também planeio muito pouco uma vez que tenho a ideia de que, quando fazes planos, tudo acaba por ser diferente. […]. Faço tantos planos, mas depois mudam sempre. Espero que o que tenho em mente aconteça, contudo, não quero imaginar-me, uma vez que sei muito bem que constróis castelos e depois, de um momento para o outro, tudo colapsa’.