
O dinamarquês Martin Braithwaite, ex-Barcelona, aproveitou dois penáltis e marcou os golos que garantiram a vitória do Grêmio sobre o Fortaleza, de Renato Paiva, por 2-1, em Porto Alegre.
A equipa do Rio Grande do Sul voltou a vencer no campeonato após quase dois meses, alcançou os 20 pontos, e conseguiu distanciar-se da zona de despromoção. Com 15, o Leão de Renato Paiva continua entre os quatro últimos.
Braithwaite decide de penálti
O início do jogo indicava que seria um encontro de cautela de ambas as partes. Até que as coisas começaram a desenrolar-se... Aos oito minutos, Cristian Olivera foi lançado nas costas da defesa e acabou derrubado por Magrão, que entrou com tudo e cometeu penálti. Braithwaite inaugurou o marcador na conversão.
Parecia déjà vu, mas com um personagem diferente: poucos minutos depois, quem apareceu nas costas da defesa foi Alysson, e Magrão falhou novamente. Mais um penálti e Braithwaite enganou o guarda-redes na conversão para fazer 2-0 para os gaúchos.
O Fortaleza conseguiu reentrar no jogo ainda aos 23 minutos. Breno Lopes enviou a bola para a área, Herrera ganhou de cabeça e atirou ao poste. A bola sobrou limpa para Deyverson, livre, reduzir e manter tudo em aberto em Porto Alegre.
O duelo na primeira parte foi propício para transições rápidas. Prior tentou encontrar Breno Lopes nas costas da defesa gremista, mas Volpi saiu bem e Deyverson teve o remate bloqueado no ressalto. Do lado do Grêmio, Cristian Olivera teve uma excelente primeira parte, sendo também uma ameaça em velocidade nas costas da defesa.
Paiva não acha resposta no banco
O jogo tornou-se mais disputado na segunda parte. O Grêmio procurou ter mais a posse da bola, enquanto a equipa de Renato Paiva se mantinha recuada. Com muitos erros no último passe, o Leão não aproveitava os contra-ataques.
Paiva avançou ao colocar Lucero no lugar de Herrera. Ganhou dois homens de área para pressionar o adversário. Mano Menezes percebeu a escolha adversária e colocou Pavón para ter mais velocidade, já que os contra-ataques passariam a ser gremistas.
Com mais homens na área, o Fortaleza esteve perto do empate através de jogo aéreo. Breno Lopes cruzou da esquerda e Deyverson surgiu para finalizar de cabeça na pequena área. Volpi conseguiu a defesa e, no ressalto, Prior atirou para fora.
Já perto do fim, Gastón Ávila teve a oportunidade derradeira. O argentino cobrou um livre com precisão, e Volpi foi ao ângulo para desviar e confirmar a vitória gremista.