Depois de quase três anos de ligação, Dele Alli deixou, esta sexta-feira, o Everton. O inglês de 28 anos anunciou a saída através de um comunicado que o clube também partilhou.

«É muito importante para mim deixar claro o quão grato estou a todos os fãs, funcionários e jogadores do Everton pelo apoio que me deram. [...] Infelizmente as coisas não correram como todos nós esperávamos e acho que é o momento certo para virar uma nova página», escreveu, entre outros elogios ao clube de Liverpool.

Foi em tempos um dos melhores jogadores da Premier League, onde foi por duas vezes eleito jovem jogador do ano ao serviço do Tottenham, mas o nível exibicional foi caindo de forma consistente e Alli, 37 vezes internacional por Inglaterra, fez apenas 13 jogos pelo Everton, onde sofreu com lesões e também com problemas psicológicos.

O médio ofensivo não joga oficialmente desde 2022/23, num empréstimo ao Besiktas que também não correu particularmente bem. O futuro pode passar pelos italianos do Como 1907, uma vez que Cèsc Fabregas, o treinador, já abriu a porta dos seus treinos para que o atleta ganhe condição física.