Thibaut Courtois, de 32 anos, guarda-redes do Real Madrid, reagiu a quente após a equipa não conseguir mais uma 'remontada' no Bernabéu, desta feita frente ao Arsenal, que venceu também na segunda mão, por 2-1, depois de 3-0 no Emirates, e está nas meias finais da UEFA Champions League. O belga defendeu um penálti a Saka aos 10 minutos, mas não chegou.

O guarda-redes reconheceu a superioridade dos londrinos e admitiu que a sua equipa não foi eficaz no ataque. Apesar de terem tido esperança, faltou-lhes clarividência na hora de finalizar.

Não creio que o Raya tenha tido que fazer alguma defesa importante

«Quando é marcado um penálti contra ti, e o defendes, continuas a acreditar. No início criámos algum perigo, os adeptos apoiaram-nos, mas o Arsenal é uma equipa que defende bem, organizada, os extremos recuam, o avançado… Ao intervalo sentíamos que, se marcássemos primeiro, a eliminatória ficava em aberto», declarou.

A falta de um ponta-de-lança, tendo dado o exemplo de Joselu, fez-se sentir. Contudo, permanecem objetivos importantes: o campeonato, a Taça e o Mundial de Clubes.

«Acabaram por ser eles a marcar primeiro, empatámos rapidamente, continuámos a acreditar, mas não estivemos inspirados na finalização, não creio que o Raya tenha tido que fazer alguma defesa importante. Perdemos contra um Arsenal superior e temos que aceitar isso. No fim de contas, é uma equipa que defende bem, é bem organizada, pressiona bem e é difícil encontrar espaços. Cruzámos muito, mas este ano já não temos o Joselu, um ponta-de-lança na frente...»

Ficou ainda uma crítica aos individualismo e à necessidade de jogar mais em equipa:

«Por vezes temos que fazer autocrítica e olhar para tudo com atenção – é isso que cada um tem que fazer individualmente. Sinto que somos uma equipa, mas temos que construir mais jogadas coletivas, não apenas ações individuais. Se o Vini ou o Kylian são marcados por dois jogadores, um dois contra um resulta uma vez, mas não cinco. Ainda temos uma bela final com o Barcelona, LaLiga e o Mundial de Clubes. Não temos dúvidas em relação ao treinador. Depende de nós, em campo, fazermos o que ele nos pede.»

Sinto que somos uma equipa, mas temos que construir mais jogadas coletivas, não apenas ações individuais

«Temos que analisar bem o que poderíamos ter feito de diferente. Ainda temos muito da época pela frente, temos o campeonato em jogo, a Taça daqui a dez dias e depois o Mundial de Clubes. Agradecemos aos adeptos – pensar numa remontada foi bonito e espero que possamos dar-lhes alegrias esta época», declarou Courtois no final do jogo no Santiago Bernabéu.