A Ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Margarida Balseiro Lopes, e Fernando Gomes, presidente do Comité Olímpico de Portugal, vão reunir pela primeira vez desde a tomada de posse do novo Governo.

O primeiro encontro oficial entre governo e COP terá como principal tema a reconfiguração do modelo de financiamento do desporto nacional, desenvolvida em colaboração entre o Comité Olímpico de Portugal (COP), que agregou as propostas das Federações Desportivas, e a tutela. O presidente do COP, Fernando Gomes, vai defender, perante Margarida Balseiro Lopes, o reforço em mais de 40 milhões de euros o apoio às federações, clubes e atletas.

Segundo o comunicado enviado à agência Lusa, o COP irá propor que o Orçamento do Estado passe a contemplar "os custos de funcionamento e do desenvolvimento do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ)", que seja feita a "distribuição integral das receitas dos jogos sociais para as Federações Desportivas" e ainda a "afetação integral do imposto especial de jogo online para a criação de um Fundo de Equilíbrio Desportivo".