
Consumada que está a aquisição do MotoGP por parte da Liberty Media o futuro começa já a ser preparado pelos novos donos o campeonato e em Brno foi realizada uma reunião onde estiveram presentes Lin Jarvins, nomeado como negociador pelos construtores, Massimo Rivola, o presidente da IRTA e Carmelo Ezpeleta, o CEO da Dorna.
De acordo com as informações que saíram da reunião os construtores quem receber uma fatia maior do dinheiro oriundo da venda dos direitos comerciais e agora em conjunto manifestaram esse desejo a Carmelo Ezpeleta que não se mostrou muuto agradado com o facto.
Tal como na Fórmula 1 as marcas querem um ‘Acordo da Concórdia’ que define a divisão dos rendimentos entre equipas sendo esta divisão baseada em factores como a classificação do campeonato ou os resultados a meio da época.
Os construtores querem igualmente ser os proprietários dos lugares na grelha de partida ao contrário do que sucede actualmente onde esses lugares são alugados à Dorna. Com a entrada da Liberty Media esse ‘aluguer’ viu o seu valor ser aumentado e por isso as marcas querem ser donas em absoluto das suas posições na grelha.